4º Prêmio Detran-PE de Educação para o Trânsito: Lailson de Holanda – para instituições de ensino, alunos e professores

Divulgue nas mídias sociais


Estão abertas, que ocorreram na segunda-feira no dia 15, as inscrições para o 4º Prêmio Detran-PE de Educação para o Trânsito: Lailson de Holanda Cavalcanti, com premiação total de R$ 42 mil, divididos em três categorias: “Prática Educativa”, “Relatório de Atuação – Percentual” e “Relatório de Atuação – Absoluto”. O concurso, destinado a professores e profissionais da área educacional, tem a finalidade de ampliar e incluir o tema trânsito nas salas de aula de escolas da rede pública. As inscrições, gratuitas, prosseguem até as 23h59 do dia 30 de setembro, de forma on-line, por meio de um link disponibilizado no site do Departamento Estadual de Trânsito (www.detran.pe.gov.br). Este ano, a edição ganha o nome de Lailson de Holanda Cavalcanti em homenagem ao cartunista pernambucano falecido em outubro de 2021.

A categoria “Prática Educativa” vai considerar projeto ou ação ligada à educação para o trânsito, realizadas em 2022, com o envolvimento de alunos e professores. Já as categorias “Percentual” e “Absoluto”, levam em conta relatórios de atuação em rede, e são destinados aos integrantes do programa Professor Amigo do Trânsito (PAT). No primeiro caso, o objetivo é reconhecer o relatório que alcançar a maior parte dos alunos e professores de sua rede municipal. Já na segunda opção, a finalidade é verificar a rede que alcançar o maior número absoluto de alunos e professores. A comissão julgadora é composta por sete servidores da Gerência de Ensino da Escola Pública de Trânsito do Detran-PE (EPT).

Mais informações e inscrições acesse: https://www.detran.pe.gov.br/noticias/1771-concurso-de-educacao-para-o-transito-abre-inscricoes-e-oferece-premiacao-total-de-r-42-mil


O que Lailson teve mais satisfação de fazer na sua carreira foram os personagens da TURMA DO FON-FON..

“Um dos trabalhos de comunicação especializada que eu mais gostei de fazer foi a criação dos personagens da Turma do Fom-Fom , para o DETRAN/PE em 2003. O lançamento da campanha foi feito com uma animação supervisionada por mim e produzida pela Mart Pet, RTV e com trilha de Lula Queiroga (Luni). Bibite, Tio Buzina, Fom-Fom e o Bruxo Barruada tornaram-se símbolos da educação de trânsito com os arte-educadores nas ruas. Este foi o filme de lançamento.”Lailson de Holanda

Lailson de Holanda Cavalcanti foi um dos mais notórios humoristas gráficos brasileiros, atuando não só como artista, mas também como curador e pesquisador.


Já adaptou clássicos da literatura brasileira e portuguesa para os quadrinhos. Em Pernambuco, foi um dos fundadores do Papa-Figo, além de ter publicado charges no Diário de Pernambuco.

Também trabalhou em títulos como O Pasquim e a edição brasileira da revista Mad, sendo vencedor de prêmios importantes, como o Salão Internacional do Humor de Piracicaba e cinco HQMix por seu trabalho como curador. Na música, foi responsável, ao lado de Lula Côrtes, pelo disco Satwa, lenda da música psicodélica pernambucana.

Foi responsável pelo ainda maior evento de quadrinhos em Pernambuco, o FIHQ-PE (Festival de Internacional de Historia em Quadrinhos em PE) que acontecem de 1999 até 2004, onde varias como Will Eisner, Jerry Robinson, Don Rosa, Daryl Cagle, Jano, Stephane Heué, Hughes Henri, Edith Grattery, Juan Garcia Cerrada, Kazo Kanala, Nando, Megumu Ishiguro, António Antunes, Zélio Alves Pinto, Angeli, Laerte, Sônia Luyten, Jal, Dil Márcio e outros.

Muito a o que se fala de Lailson, do ponto de vista profissional e pessoal, mas aqui, em linhas de texto.
Mas visite o site deste mestre da ilustração, charge e quadrinhos nesse link: https://www.lailson.com.br/

Outros artigos sobre Lailson de Holanda:
Nossa Homenagem da PADA para LAILSON DE HOLANDA(1952 —2021)
Lailson de Holanda é homenageado no 16º Salão de Humor de Caratinga
Odin, Lailson, Batman… Não perca a VII Feira Asgardiana
Palestra em Quadrinho na UNICAP, com presença de Lailson de Holanda e Miguel Falcão
Lailson de Holanda, presta homenagens a Naná Vasconcelos
Lailson de Holanda e suas DIGIGRAVURAS DE CORDEL e PERNAMBUCO CARNAVAL na FENAHALL

Você pode gostar...