As Aventuras do Zé Coruja #21 – ECO-LÓGICO – Não deixem queimar a Amazônia
r
As Aventuras do Zé Coruja chegam em sua 21ª edição, trazendo duas histórias que fogem a linha editorial desses 8 anos de publicação, com preocupação com o meio ambiente e uma homenagem Edgard Guimarães, um editor e quadrinhista que se preocupou com meio ambiente.
Seguindo uma sequência de duas edições cujas histórias tratam da defesa do meio ambiente, o personagem principal, o Zé Coruja e seus companheiros, o Tatu e Robisberto (primo do Tatu) e convidado especial, Chico Mendes (falecido em 22/11/1988), seringueiro e sindicalista, que lutou a favor dos seringueiros da Bacia Amazônica, cuja subsistência dependia da preservação da floresta e das seringueiras nativas
No momento em que vivemos uma das maiores queimadas da Região Amazônica, em vinte anos, e negligência aos povos indígenas nunca vistos antes, com essa edição, Marcos Lopes, autor e criador da série, resgata um álbum que marcou a época do fanzine. O faneditor Edgard Guimarães, há 33 anos, publicava o álbum Eco-Lógico, onde reuniu 58 quadrinhistas em 50 pranchas de quadrinhos, para tratar do tema que nunca saiu de moda: a Ecologia. Um projeto nunca visto e nem repetido por nenhum editor ou editora. Um trabalho de corajoso e ousado. Hoje, esse faneditor mantém o fanzine Q. I. (Quadrinhos Independente), uma referência no mundo editorial dos quadrinhos brasileiros.
A história mostra o porquê “o sertanejo é antes de tudo um forte”, conforme Edgard Guimarães afirmou em seu livro Sertões, quando vemos um Zé Coruja firme contra o abuso na exploração dos recursos naturais, a ganância ilimitada das pessoas e as consequências ruins para a fauna e a flora brasileira. Um trabalho ímpar, marcante e importante na trajetória desse nosso personagem. Algo que não encontrará em lugar algum e que despertará o lado aguerrido e crítico em defesa à natureza seu, leitor.
A seguir, um artigo biográfico e bibliográfico do quadrinhista Edgard Guimarães, cujo amor pelos quadrinhos é incomensurável, que o homenageado nesta edição, por sua iniciativa até então inédita no Brasil, que foi detalhadamente citado no paragrafo acima!
A segunda história dessa edição é a hilária e incomum desventura de Omar Tuto com um bebedouro numa estação rodoviária. O quadrinhista pernambucano Carlos Antônio apresenta ao leitor um simpático personagem, num traço simples, mas que alcança o objetivo, se engraçado, cujo conteúdo torna-se mais importante que o desenho.
Leitor, acredite, esse número é uma leitura para conscientizar-se, informar-se e ao mesmo tempo divertir-se.
Serviço:
AS AVENTURAS DO ZÉ CORUJA #21- “ECO-LÓGICO”
Capa colorida
Miolo em P&B
24 páginas
Acesse aqui a na loja Prismarte Editora confira os detalhes e faça seus pedido.