Na Catase, O ESQUELETO- CRÔNICA FANTÁSTICA DE OLINDA em quadrinhos – por Roberta Cirne, adquira o seu

Divulgue nas mídias sociais

Terror, sexo e morte no 1º romance gótico de horror do Nordeste, escrito em 1871 por CARNEIRO VILELA

CLIQUE AQUI E APOIE O PROJETO NA CATASE

Em 1855, em uma publicação póstuma surgiu “Noites na Taverna”, de Álvares de Azevedo. Cinco jovens se revezavam apresentando cada qual uma narrativa macabra e pronto: Estavam inauguradas as novelas de horror gótico no Brasil.

Da mesma cepa é esta obra que aqui apresento. Considerado o segundo romance brasileiro de horror e o primeiro a ser lançado no Nordeste, O ESQUELETO- CRÔNICA FANTÁSTICA DE OLINDA traz a mesma verve romântica. Escrito por CARNEIRO VILELA e publicado pela primeira vez em 1871 n’ AMERICA ILUSTRADA, Jornal produzido pelo próprio Vilela.

Uma história de terror e decadência, que nos leva de uma tradicional e honrada família de altos valores morais até a depravação das ruas boêmias da cidade de Olinda, no tempo em que ali funcionava a Faculdade de Direito de Pernambuco. Acompanhamos o romance entre Felipe e Lívia, e as provas que o verdadeiro amor passa em frente às tentações do mundo.

Mas como eu o disse, é uma história de terror. E este se revela de mansinho, até tomar toda a alma desavisada do leitor.

Através de uma extensa pesquisa em vestuário, locações , linguagem , usos e costumes, a HQ resgata uma cidade que de certa forma não existe mais, apenas no imaginário romântico de 150 anos atrás.

EM 2021 O LIVRO FAZ 150 ANOS!

Um marco para a história da literatura fantástica brasileira, é este o ano do aniversário de O ESQUELETO . Contando apenas com quatro edições : a primeira em jornal, a segunda em 1894, a terceira em 2000 (com problemas editoriais) e a última de 2015 com apenas 200 exemplares, esta nova versão inédita em quadrinhos se faz necessária para trazer ao público mais esta obra do criador de A EMPAREDADA DA RUA NOVA.




Sobre a ROBERTA CIRNE

Arte educadora formada pela UFPE e estudiosa da história de Recife, Pernambuco e seus folclores. Faz hqs desde a infância, e publica desde 1998. Tem um site de terror, história, quadrinhos e literatura recifense, SOMBRAS DO RECIFE. Já publicou mais de 20 álbuns de quadrinhos, entre eles Passos Perdidos, História Desenhada (História dos Judeus) que foi vencedor do HQMIX 2007 (maior contribuição para os quadrinhos nacionais).

  • Indicada ao HQ MIX 2007 pela arte de Heróis da Restauração Pernambucana, falando da INVASÃO HOLANDESA.
  • Foi a PRIMEIRA ARTISTA DE HQS a lançar um quadrinho na história da ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS.
  • Primeira escritora de LITERATURA FANTÁSTICA PERNAMBUCANA a lançar um romance onde todas as assombrações da cidade do Recife são protagonistas (A Presença Dela volume 1 ).

VENCEDORA DE 3 HQ MIX

  • 2006- PASSOS PERDIDOS, HISTÓRIA DESENHADA
  • 2019- GIBI DE MENININHA 1
  • 2020- GIBI DE MENININHA 2
  • E do ANGELO AGOSTINI DE MELHOR QUADRINHO DE 2019

CLIQUE AQUI E APOIE O PROJETO NA CATASE



Você pode gostar...