Faleceu Antônio Cedraz, criador da Turma do Xaxado

Divulgue nas mídias sociais

Morreu na manhã desta quinta-feira (11) o cartunista baiano Antônio Cedraz, de 69 anos. Cedraz estava internado no Hospital português, em Salvador, mas a família ainda não divulgou informações sobre a causa da morte e local do enterro. Nascido no município de Miguel Calmon, no interior da Bahia, Cedraz tem como criança mais conhecida a série de tiras da Turma do Xaxado.

Nós que fazemos parte da PADA/Prismarte registramos nosso imenso pesar pelo falecimento do quadrinista. “Um autor corajoso, que teve a inspiração no Brasil nordestino e sua cultura. E ao mesmo tempo nos fez rir, das injustiças sociais. É um exemplo a ser seguido para nós aceitarmos nossa cultura”, Milson Marins.

Além da Turma do Xaxado, com personagens irreverentes e que mostram como a cultura do Nordeste, outras obras eram elaboradas pelo cartunista por meio do Estúdio Cedraz, cujo foco era produzir para revistas e jornais conteúdo como ilustrações e animações. Cedraz recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, com reconhecimento que ultrapassou as fronteiras da Bahia e do Brasil.

No Conselho Estadual de Cultura da Bahia, Cedraz mantinha uma forte amizade com o conselheiro Aurélio Schommer, curador da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica).  “A Bahia perde um homem de integridade ímpar, que lutou por nossa arte e nossa literatura. Cedraz esteve engajado nas batalhas dos autores baianos, na Câmara Bahiana do Livro, da qual foi diretor, em todas as bienais, na Flica, nas feiras de livro do vão do Teatro Castro Alves, no Campo Grande”, comenta Schommer.

O conselheiro lembra que em 2013, durante a Flica, os trabalhos da Turma do Xaxado ganharam espaço entre o público que prestigiou a Fliquinha, dedicada às crianças. “Fizemos questão que ele ficasse todos os dias expondo seus personagens. Era o que ele mais gostava de fazer. Incansável nas lutas pela valorização da literatura baiana, era fã de Maurício de Sousa, queria reproduzir na Bahia o encanto de sedução sobre crianças e adultos da linguagem dos quadrinhos, linguagem da qual foi dos mais destacados mestres”, afirma.

Schommer acredita que as memórias deixadas pelo artista jamais serão esquecidas. “A cultura baiana está triste com a morte de Antônio Cedraz, mas, graças à passagem dele por nós, seguirá alegrada pela Turma do Xaxado, criação nobre de um baiano completo. Era um entusiasta das histórias de sua terra, lugar de diálogo com todo Nordeste, expressão de uma sabedoria sertaneja que via graça no labutar cotidiano, no viver inspirado, de suas gentes e das gentes do mundo todo”, completa.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. novembro 5, 2022

    […] também nessa edição um artigo/biografia sobre o ANTÔNIO CEDRAZ, além de algumas tiras com o famoso personagem dele, o XAXADO! CEDRAZ faleceu em Salvador em 11 de […]

  2. novembro 23, 2022

    […] história seguinte, SOL E CHUVA, a nós, cedida, na época pelo saudoso e já falecido Antônio Cedraz, que traz a tona uma menina craque do futebol, MUTUCA, que seguindo para um torneio de futebol, com […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *