Quadrinhos mostra vida de mulheres no Iêmen

Divulgue nas mídias sociais



A obra ‘O Mundo de Aisha’ será lançada no Brasil em março. Baseada em histórias reais, HQ mostra como as tradições afetam o dia a dia da população feminina naquele país.

Do início do uso do hijab (o véu que cobre a cabeça das muçulmanas), ao casamento arranjado a vida das mulheres no Iêmen é o tema do livro em quadrinhos O Mundo de Aisha, que será lançado no Brasil no mês de março, pela Editora Nemo.

15064216Baseada em histórias reais, a HQ foi escrita e desenhada pelo italiano Ugo Bertotti, inspirada pelas imagens e entrevistas da fotojornalista, também italiana, Agnes Montanari, que ficou três meses no Iêmen e conversou com mais de 30 mulheres.

Na obra, as personagens Aisha, Sabiha, Hamedda e outras contam seus dramas pessoais, que passam por casamentos arranjados, submissão aos maridos e o uso do niqab, lenço preto que esconde o rosto, deixando apenas os olhos à mostra. A coragem e a determinação das protagonistas, que buscam sua liberdade, permeiam as tramas dos quadrinhos.

imagemA obra em italiano foi lançada em outubro de 2013. Posteriormente, ganhou uma versão em francês. A tradução para o português foi feita no Brasil por Fernando Scheibe. O livro não tem versão em árabe.

Bertotti é formado na Academia de Belas-Artes de Brera, em Milão. Atualmente, trabalha com design gráfico, ilustração e animação. Em 2012, o autor publicou a reportagem em quadrinhos Mulheres do Iêmen.

Além de fotojornalista, Montanari também é documentarista e já viveu em diversos países, como Índia, Bangladesh, Geórgia e Jordânia. Neste último, trabalhou ajudando crianças refugiadas da Síria.

Serviço:

O Mundo de Aisha
Autor: Ugo Bertotti
Tradução: Fernando Scheibe
Preço: R$ 39,90
Páginas: 144
Formato: 17×24 cm

[posts_carousel title=”NOTÍCIAS RELACIONADAS” category=”HQ NOTÍCIAS” items=”5″]



Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *