Lailson de Holanda é homenageado no 16º Salão de Humor de Caratinga

Divulgue nas mídias sociais


Nesse mês de março, o 16º Salão de Humor de Caratinga homenageou LAILSON DE HOLANDA per sua extensa obra, prêmios e pela sua contribuição a, ilustração, cartum e os quadrinhos nacionais, entre outros autores em vários Estados do Brasil.

Nota oficial:

Lailson – Recife (PE) – Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no “Festival Jal & Gual”
Além de cartunista, chargista e autor de quadrinhos, Lailson de Holanda Cavalcanti tem grande atuação profissional no campo do Humor Gráfico, tendo sido o criador de vários eventos como o Salão Nacional de Humor de Pernambuco (1983 e 1984), Festival de Humor do Recife (1986), Prêmio Humor na Imprensa AIP (1991), O RISO NAS RUAS (Humor em Outdoor – 1995), Seminário Humor na Imprensa do Ano 2000 (1998), FIHQ/PE-Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco (1999 a 2005) e Festival Porto de Humor (2005). É autor de dois livros teóricos sobre charges, HUMOR DIÁRIO (EDITORA DA UFPE- Universidade Federal de Pernambuco – 1997) premiado no HQ-Mix de 1998 e HISTORIA DEL HUMOR GRÁFICO EN EL BRASIL (Editorial Milenio/Universidad de Alcalá de Henares, Espanha – 2005). Sua exposição (e livro homônimo) ARRAESTAQUI, foi apresentada no Museu do Estado de Pernambuco (2008) e no Congresso Nacional (Brasília – 2010). Realizou palestras sobre quadrinhos e humor em várias universidades e também na Academia Brasileira de Letras (2011) e no Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (2006).

Nós aqui da PADA, reiteramos essa homenagem, com a concordância dos autores aqui reunidos, que além assim consideramos e reconhecemos seu merecimento, pelo engajamento de CA, que presenciamos desde antes daquela que foi a 1ª Exposição de Quadrinhos de PE. Em 1989 fizemos a abertura da EXPOSIÇÃO DE QUADRINHOS DE PERNAMBUCO, que aconteceu na Biblioteca Pública Castelo Branco – Recife (PE), onde LAILSON foi o orador da abertura do evento. No mesmo ano, pelo o sucesso da exposição, fomos convidados pela Biblioteca Publica Central da UFPE, para repetir o evento lá, onde contamos novamente com a presença e LAILSON DE HOLANDA e também CLÉRISTON.


Mas LAILSON foi além disso, porque em todos os eventos que ele estava presente, ele incentivava a produção de quadrinhos em PE. Entre esses eventos nos MELHORES DA PRISMARTE em 2005, evento de premiação ao autores que publicava na revista PRISMARTE, neste evento atribuímos uma homenagem a LAILSON ao que ele já tinha feito como autor e incentivador dos quadrinhos em Pernambuco.



Lailson de Holanda Cavalcanti, chargista, intelectual, amigo. Parabéns! Homenagem mais do merecida por você ter feito tanto pelos quadrinhos pernambucanos.

José Valcir (editor e roteirista)

Lailson de Holanda, é um altruísta, e isso define bem sua contribuição a charge e aos quadrinhos nacionais! Sem esquecer das suas obras, que com relevância, sempre teve a preocupação de somar entretenimento com conhecimento!

Milson Marins (Editor e quadrinhista)

Parabéns Lailson!


Você pode gostar...