Como foi a exposição A SAGA DOS QUADRINHOS BRASILEIROS, que comemorou o dia 30 de janeiro, Dia do Quadrinho Nacional em PE
No dia 19 de fevereiro, foi o dia escolhido para comemorar o dia 30 de janeiro, o Dia do Quadrinho nacional em Pernambuco. Dia em que Ângelo Agostini, um ítalo brasileiro, 1869, cria o que hoje chamamos no Brasil de história em quadrinhos.
O evento, que batizamos como A SAGA DOS QUADRINHOS BRASILEIROS, ocorreu no MAMAM (Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães) no centro do Recife. Podemos considerar o primeiro evento do gênero pós-inicio da pandemia de Convide-19. Foi um evento com objetivo didático e com o iniciativa da PADA Produções e com ajuda dos patrocinadores.
No evento A SAGA DOS QUADRINHOS BRASILEIROS, houve uma exposição sobre a história das histórias em quadrinhos no Brasil, começando pelo painel do Ângelo Agostini e finalizando nos anos 90, com o Boom das Historias em quadrinhos no Mundo. Além disso, teve painéis com a história da PADA, que desafia mais de duas décadas fomentando os quadrinhos em Pernambuco. Nessa mesma exposição, também houve um painel homenageando LAILSON DE HOLANDA que em outubro de 2021, teve sua vida interrompida vítima da Covide-19. A exposição foi montada no dia 18/03 e foi até o dia 19/03 quando teve a abertura do evento.
Nas palestra das 11:00h, tivemos um imprevisto, que foi a ausência, por motivos de força maior de Pedro Ponzo, que teria como objetivo realiza a palestra: O PROCESSO CRIATIVO DO ROTEIRO AO DESENHOS. Não podendo esta presente, a organização do evento exibiu um vídeo do seu canal do Youtube, que explanava muito bem a palestra que iria realizar.
As 14:00, houve a palestra de Eduardo Schlooser, ilustrador, quadrinista e criador da série Zé Gatão, na palestra RELAÇÃO PERSONAGEM E AUTOR NOS QUADRINHOS, que com muita sobriedade expressou esse processo produtivo. Foi uma experiência enriquecedora para os que lá estiveram presente.
Foram lançadas as edições da PRISMARTEe #67 – Terror e a #68 FC, que teve dedicatória autografada pelos autores, como André Gomes, autor da obra “O Mundo Perfeito” de capa da PRISMARTE #68. Na mesa de revistas esteve também os lançamentos impressos da AS AVENTURAS DO ZÉ CORUJA #15 e #16 – CONFRONTO 1 e 2, respectivamente.

Equipe que tornou o evento possível. A esquerda para direita: Arnaldo Luiz, Lorena Karla, Milson Marins, Marcos Lopez, Eusébio Munõz, Jorge Luiz, José Valcir.
Enfim, o vento não foi um sucesso de público, mas a realização para os poucos que lá estiveram, visitaram a exposição, assistiu as palestras e comprou as edições, ficou registrada a iniciativa da PADA com o apoio do MAMAM e dos patrocinadores.
REVISTAS LANÇADAS NO EVENTO:
PEDIDOS NA LOJA PADA STORIES
https://pada-stories.minestore.com.br/produtos/as-aventuras-do-ze-coruja-16-o-confronto-2-parte-a0141dd1-a550-49e7-97dc-5e4ffd1ddc43