As Histórias em Quadrinhos em destaque na literatura portuguêsa

Divulgue nas mídias sociais

Em sua 58ª dição, a já prestigiada revista: Conhecimento Prático da Língua Portuguesa, que tem como pauta absoluta As Histórias em Quadrinhos, de Literatura Popular a Gênero Textual Rico de Interpretações, da Editora Escala, trás em sua páginas, um tema atípico. O título da revista já dá uma ideia da seriedade de como é abordado o assunto, a começar pelo editorial de Dario Chaves, que reafirma a seriedade da publicação na abordagem do assunto.

LportuguesaNa sequência, um texto de Adriana Fogaça, que reitera o que todo professor e leitor de quadrinhos já afirmam há anos, a capacidade de formação de leitores em sua fase inicial de sua alfabetização. Dai pra frente, o conteúdo da revista vai crescendo a cada página.
Na capa os destaques são: A Universidade a arte sequencial, cujo título é O Papel da Academia, que aborda o interesse das Universidades, que além de estudar sobre quadrinhos, também publicam e fomentam a produção.

O que nos orgulha, é ler nomes como Henrique Magalhães(PB), que com a Editora Marcada de Fantasia, vem fazendo a diferença, publicando os atores alternativos e autores que estudam analisam sobre quadrinhos. Da mesma forma a presença do prof. Amaro Braga Jr. (PE) que tem também usado seu conhecimento e acesso acadêmico para promover os quadrinhos. Inclusive publicando temas variados, ora desenvolvido pelo prof. Amaro Braga, ora desenvolvidos por alunos e organizado pelo mestre. Vale salientar, que nos primórdios da PADA tivemos a honra que ter em nossas reuniões a presença de Amaro Braga e Danielle James(sua esposa).

Como o artigo trata de publicações desenvolvidas nas Universidades e por universitários, docentes e alunos, nomes como Moacyr Cirne, Álvaro de Moya, Antônio Luiz Cagnin, Sônia Luytin, Gonçalo Jr. e outros são citados.

digitalizar1046Outro bom artigo desta publicação diferenciada, é sobre os Personagens Regionais nos Quadrinhos, cuja finalidade, é analisar o paralelo entre o sucesso de personagens regionais e o elemento e o elemento cultural que o defini como sucesso. Uma analise que ajuda no desenvolvimento de algum produto, como de sucesso consagrados tal qual Ferdinando (Li’l Abner), onde é exemplificado os personagens nacionais como A Turma do Xaxado, do falecido Antônio Cedraz e a Turma da Mônica, que diferente do Xaxado não usa nenhum elemento regional, mas mundial.

Na capa também anuncia uma entrevista com Mauricio de Sousa, que se torna especial por conta de Worney Almeida, que conhecendo bem sobre quadrinhos, fez as perguntas que diferencia de outras entrevistas.

Em fim, uma revista que dá uma nova definição sobre quadrinhos, trazendo impressa informações e orientações valiosas.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *