A programação do II Festival O Recife Assombrado está no ar
Uma jornada arrepiante com contação de histórias, palestras, exibição de vídeos, leitura dramatizada de contos e poemas, bate-papo com escritores, lançamento de livro e de história em quadrinhos.
No sábado e no domingo serão os diaa mais completos e intensos do evento, com Relançamento do álbum em quadrinhos “A Rasteira da Perna Cabeluda” (Edições Bagaço), de André Balaio e Téo Pinheiro; Leitura dramatizada de três contos e um cordel produzidos para o evento. Após a leitura, haverá debate com os autores: Meca Moreno, Frederico de Oliveira Toscano, Rômulo César de Melo e Roberto Beltrão; Lançamento do álbum ilustrado “Sete Assombrações em Retratos Falados” (Edições Bagaço), de Roberto Beltrão e Fábio Rafael; Projeção de curta-metragem sobre lendas pernambucanas (mais um dos vídeos de série que está sendo realizada pela produtora recifense Portela Produções.
O evento começou na quarta-feira (31 de agosto) e vai até domingo (03 de setembro). De quarta a sexta é às 14h. Sábado e domigo, às 17h30. A entrada é franca. Os ingressos no sábado e domingo estarão disponíveis a partir das 16h no próprio SESC Santo Amaro onde será realizado o evento.
Quarta, 31 de agosto (Das 14h às 17h)
– Contação de histórias (tema: assombrações do interior – performance: Vivaz Cia de Arte)
– Palestra com o escritor Roberto Beltrão (tema: Malassombros das Brenhas)
Quinta, 1 de setembro (Das 14h às 17h)
– Contação de histórias (tema: assombrações do interior – performance: Vivaz Cia de Arte)
– Bate papo com o artista plástico André Soares Monteiro (tema: As lendas do movimento Catamisto)
Sexta, 2 de setembro (Das 14h às 17h)
– Contação de histórias (tema: assombrações do interior – performance: Vivaz Cia de Arte)
– Bate papo com o escritor André Balaio (tema: Os Pavores da Perna Cabeluda)
Sábado, 3 de setembro (Das 17h30 às 20h30)
– Bate papo com o escritor potiguar Márcio Benjamin, autor dos livros “Fome” e “Maldito Sertão”, lançados pela Editora Jovens Escribas.
– Projeção do Mini Documentário “Noite de Contos e Poemas Assombrados”, produzido pela Portela Produções sobre o encontro de escritores que passaram uma noite na Casa-Museu da Fundação Gilberto Freyre para escrevem versos e ficções fantásticas.
– Leitura dramatizada de três contos e um cordel produzidos para o evento. Após a leitura, haverá debate com os autores: Meca Moreno, Frederico de Oliveira Toscano, Rômulo César de Melo e Roberto Beltrão. .
– Projeção de curta-metragem sobre lendas pernambucanas (mais um dos vídeos de série que está sendo realizada pela produtora recifense Portela Produções).
– Relançamento do álbum em quadrinhos “A Rasteira da Perna Cabeluda” (Edições Bagaço), de André Balaio e Téo Pinheiro;
– Culminância do evento: despedidas, agradecimentos e sorteio de livros e outros brindes com a plateia.
Domingo, 4 de setembro (Das 17h30 às 20h30)
– Apresentação de ensaio fotográfico inspirado no livro “Assombrações do Recife Velho” de Gilberto Freyre, realizado por estudantes do curso de Fotografia do SENAC – PE.
– Projeção de curta-metragem sobre lenda pernambucana, seguida de bate-papo com o cineasta Adriano Portela, que atualmente produz um documentário sobre narrativas as assombrosas do Recife.
– Leitura dramatizada de três contos e um poema produzidos para o evento. Após a leitura, haverá debate com os autores: André Balaio, Maria Alice Amorim, André de Sena e João Paulo Parísio.
– Lançamento do álbum ilustrado “Sete Assombrações em Retratos Falados” (Edições Bagaço), de Roberto Beltrão e Fábio Rafael.
– Culminância do evento: despedias, agradecimentos e sorteio de livros e outros brindes com a plateia.
O II Festival O Recife Assombrado tem apoio do SESC de Santo Amaro, da Fundação Gilberto Freyre, das Edições Bagaço, do CNA Recife-Olinda, da Massa Nobre Delicatessen e do Cataman Assombrado.