A PALAVRA EM AÇÃO: a arte de escrever roteiros para histórias em quadrinhos – grátis em pdf – Editora Marca de Fantasia
Neste livro, A Palavra em Ação o autor Marcelo Marat revela o processo criativo da arte seqüencial ao descrever os meandros da elaboração de roteiros para história em quadrinhos.
Para o autor, os objetivos do livro são possibilitar um estudo teórico sobre a elaboração de roteiros para histórias em quadrinhos, contribuindo para a formação de novos escritores, bem como promover o desenvolvimento da visão crítica e artística de futuros profissionais e leitores de quadrinhos. Marat parte do princípio de que é necessário contribuir para o aprimoramento dos quadrinhos produzidos no Brasil, e isto diz respeito não só ao artista como também ao público.
O Brasil não só tem memória curta – outro clichê que não contradiz a realidade – mas também investe pouco na educação e formação artística. Muito pouco tem sido feito para o aprimoramento dos quadrinhos no país.
O trabalho de Marat não se caracteriza como um guia, no sentido próprio da palavra, não mostra os passos que o roteirista deva seguir. Mas fornece os meios e ferramentas de como se pode fazer um roteiro, dando fundamentação teórica para os vôos criativos de cada autor.
Acesse esse link e baixe seu exemplar grátis: http://marcadefantasia.com/livros/quiosque/a_palavra_em_acao/a_palavra_em_acao.html
SOBRE O LIVRO
O livro de Marcelo Marat “A palavra em ação: a arte de escrever roteiros para histórias em quadrinhos”, ao que se sabe foi o primeiro trabalho sobre o tema editado no Brasil e essa honra coube à Marca de Fantasia, uma editora independente com estreita relação com o meio acadêmico. A primeira edição foi lançada em 2002, a segunda em 2004 e a terceira em 2006, todas impressas e em pequenas tiragens (210 exemplares ao todo), como era próprio à editora, que produzia em modo artesanal.
O interesse do público foi imediato – em geral autores de HQ e professores em busca de entender o processo de construção de histórias em quadrinhos. Com o tempo, Marcelo Marat que era um atuante editor de fanzines e roteirista sumiu do meio independente, interessou-se por outras expressões artísticas e deixou seu livro no limbo, ainda que houvesse procura incessante.
Procurei-o várias vezes para que autorizasse a edição digital de seu livro, com o intuito de disponibilizá-lo no sítio da editora Marca de Fantasia, mas todas as tentativas de contato foram infrutíferas. Como considero esse trabalho imprescindível para a formação de novos quadrinistas e pesquisadores da área, arrisco-me em fazer essa quarta edição sem seu consentimento, mas com a certeza que Marcelo ficaria feliz e orgulhoso de tê-la como referência ao público.
Em respeito à autoria da obra, coloco-me a disposição para retirá-la imediatamente do catálogo caso Marcelo Marat considere sua publicação inadequada, ou modificá-la a seu critério, para que os leitores possam ter o melhor conteúdo possível. O livro digital está disponível de forma livre e sem custo no sítio da editora.
Por Henrique Magalhães