Entrevista com o ilustrador, quadrinhista, underground tecnológico e ficcional, MÁRCIO SABACK.

Divulgue nas mídias sociais


O pernambucano MARCIO SABACK, autor do fanzine autoral NÃO ZINE!!, é bem conhecido pelas sua complexas ilustração tecnológico underground ficcional. Mas nos primórdios da PADA, já nos anos 90, conheci Márcio em seus traços iniciais e percebi que tinha futuro se continuasse desenvolvendo, e de fato chegou a essa maturidade de traço e estilo. Acompanhando seu traço em desenvolvimento, e sempre pensei em apresenta-los aos leitores na PRISMARTE e esse momento surgiu em 2010, na edição #52, que mais além de publicar uma história, foi destaque da edição com capa com sua ilustração. Anos depois em 2017, ele nos deu o prazer de sua colaboração para uma capa para a série AS AVENTURAS DE ZÉ CORUJA, que por uma questão técnica, não foi publicada no mesmo ano. Mas, nesse ano de 2021, sua ilustração foi publica como capa, na edição #14 da AS AVENTURAS DO ZÉ CORUJA, com a ajuda da colorização de JAIDELSON M. S. (Autor da Conexão Terra – que entrevistamos anteriormente) o resultado foi impressionante.

De poucas palavra o que MARCIO SABACK realmente gosta é de desenhar. Mas abaixo um pouco deste que um dos mais exóticos ilustradores pernambucanos.

Milson Marins(texto de abertura)

QUAIS SÃO AS SUAS RAZÕES E MOTIVAÇÕES PARA PRODUZIR HISTÓRIAS EM QUADRINHOS?

A maior motivação é a paixão por esta forma de comunicação. A ilustração em si e o poder que ela possui.

VOCÊ É UM AUTOR QUE TEM O MAIS DIFERENCIADO ESTILO ENTRE OS QUADRINHISTAS NACIONAIS, QUAIS OS DESENHISTAS QUE LHE INFLUENCIARAM E AINDA O INFLUENCIAM?

Antes, minha base (declarada, com muitíssimo orgulho!) eram os mestres Watson Portela, Geof Darrow e, claro… Moebius. Só , ultimamente, com o Instagram praticamente quase todo dia aparece um novo, com um trabalho maravilhoso que eu nunca ouvi falar.
impressionante!

COMO FOI O PROCESSO CRIATIVO PARA A PRODUÇÃO DA ILUSTRAÇÃO, QUE É A CAPA DA AS AVENTURAS DO ZÉ CORUJA #14?

Rapaz, sempre admirei quem consegue criar personagens… eu ainda consigo, mas não muito bem… foi aí que vi uma publicação do Zé coruja e decidi fazer minha versão em uma ilustração dos personagens que mais gostei… deu nisso.

EXISTEM ROTEIRISTA QUE SÃO DETALHISTAS, OFERECEM REFERÊNCIAS E DISCUTEM O SENTIDO INCUTIDO NO ROTEIRO. O QUE VOCÊ ESPERA DE UM ROTEIRISTA PARA TER UMA BOA PRODUÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS?

A ideia tem que ser clara e, principalmente, ter profundidade… nada pior que um roteiro sem credibilidade… para isso precisa, ao meu ver, de (muitos detalhes)

UM DOS GRANDES NOMES DO QUADRINHO MUNDIAL, HALLL FOSTER, CONDUZIU SEU PERSONAGEM DE UMA FORMA QUE TEVE QUASE VIDA PRÓPRIA. FORA A BELEZA ESTÉTICA E ASPECTOS DE PESQUISAS, FOI UM DOS MOTIVOS DO SUCESSO DO PERSONAGEM. VOCÊ, QUE AO DESENVOLVER O PERSONAGEM, NO ROTEIRO OU DESENHANDO-O, FAZ-SE NECESSÁRIO INTERPRETÁ-LO, EXPRESSÁ-LO, PESQUISAR O COMPORTAMENTO DO(S) PERSONAGEM(ENS), PARA TER UMA OBRA MAIS CONVINCENTE?

Isso… como falei antes, tem que ter profundidade para ser crível… é quase como se você for um ator, tem que incorporar o personagem.

A PRISMARTE 52 (2010), PUBLICAMOS A HQ “MIRAGEM”, UMA HQ DE MUITA AÇÃO, AERONAVES, ETC. VOCÊ TEM ALGUMA PREFERÊNCIA POR GÊNEROS DE HISTÓRIAS OU GOSTA DE ENFRENTAR NOVOS DESAFIOS?

Sou muito fã de ficção, terror… suspense… Desafio talvez seria algo como o humor… o que Angeli, Laerte e o grande Luciano Félix fazem, é impressionante, eu não saberia nem por onde começar ..

QUAIS SEUS PLANOS PARA FUTURAS OBRAS EM QUADRINHOS?

Antes, eu diria ter uma revista ou participar de uma, mas hoje os tempos são outros…daqui a pouco não existirão bancas de jornais… Mas ainda tenho um sonho de publicar na Europa… não há arquivo, PDF ou algo do tipo que tenha a beleza de um álbum daqueles… coisa de velho, kkkkk.


Quem quiser conhece mais da arte de MARCIO SABACK asse seu blog: http://marciosaback.blogspot.com/ 

Como ainda estamos sem eventos e estaremos disponibilizando essa edição grátis para download, onde você leitor baixa o PDF totalmente grátis, mas deixa aqui seu registro para baixar, após validar em seu e-mail.

Serviço edição impressa
AS AVENTURAS DO ZÉ CORUJA #14 – DE VOLTA A CAÍTAL
Capa colorida miolo em preto e branco
24 Páginas
R$ 8,00 (revista + correspondência)
Obs: fazendo o pagamento envie o endereço pelo e-mail: conteudointerativo@gmail.com.


Você pode gostar...