Richard Corben, quadrinista da Marvel, DC, Dark Horse, Métal Hurlant e Heavy Metal, morre aos 80 anos

Divulgue nas mídias sociais

RICHARD CORBEN, um dos nomes clássicos da indústria dos quadrinhos, passou pela MARVEL, DC Comics e DARK HORSE e até já publicou na HAVY METAL, morreu aos 80 anos no dia 2 de dezembro, após uma cirurgia cardíaca. A informação veio através de sua esposa, DONA CORBEN, que emitiu o comunicado através da página do facebook do quadrinista.

Essa nota, chega atrasada, por conta, por conta do comunicado oficial que chegou uma semana após e apesar de ser um grande artista entre os fãs de quadrinhos, não teve a mesma repercussão na grande imprensa.

CORBEN começou a ser publicado em 1969, conquistando mais sucesso a partir de 1972. Em sua vida, o artista trabalhou em histórias como Justiceiro, X-Men, Batman, Motoqueiro Fantasma, Hellboy, Monstro do Pântano e inúmeras outras. Seu estilo tendia a seguir mais para o horror e a violência, sendo extremamente admirado pelos fãs do gênero.


No facebook, sua esposa, Dona declarou:

É com muito pesar e dor que eu preciso compartilhar essa notícia triste. Richard Corben morreu no dia 2 de dezembro de 2020, após uma cirurgia cardíaca. Sua falta será sentida imensamente por sua família, seus amigos e seus fãs.

Richard apreciava muito o amor que vocês demonstravam pela arte dele. O apoio de vocês ao longo das décadas significava muito para ele. Ele tentou pagar o apoio de vocês com um trabalho cuidadoso em cada peça de arte que chega até vocês.

Ainda que Richard tenha nos deixado, seu trabalho e sua memória viverão para sempre em nossos corações.

 

UM POUCO DE RICHARD CORBEN

RICHARD CORBEN nasceu em uma fazenda  em Anderson, Missouri , e obteve o diploma de Bacharel em Belas Artes no Instituto de Arte de Kansas City , em 1965. Ao mesmo tempo, ele treinou fisiculturismo , mas acabou se aposentando da arte com poucas conquistas devido à falta de tempo para se dedicar a ela.

Depois de trabalhar como animador profissional, Corben começou a fazer quadrinhos underground , incluindo Grim Wit , Slow Death , Skull , Rowlf , Fever Dreams e sua própria antologia Fantagor . Em 1970, ele começou a ilustrar histórias de terror e ficção científica para a Warren Publishing .  Suas histórias apareceram em Creepy , Eerie , Vampirella , 1984 e Comix International . Ele também colorido vários episódios de Will Eisner ‘s Espírito. Todas as histórias e capas que ele fez para Creepy and Eerie foram reimpressas pela Dark Horse Books em um único volume: Creepy Presents Richard Corben . As três histórias que ele desenhou para Vampirella foram reimpressas pela Dynamite Entertainment em Vampirella Archives Vol. 5 .

Em 1975, quando Moebius , Druillet e Jean-Pierre Dionnet começaram a publicar a revista Métal Hurlant na França, Corben enviou algumas de suas histórias para eles. Ele continuou seu trabalho para a franquia na América, onde a revista se chamava Heavy Metal .



PRÊMIOS

O trabalho de Corben em quadrinhos e animação lhe rendeu reconhecimento, incluindo o Prêmio Shazam de Novo Talento Extraordinário em 1971 e um Prêmio Shazam de Realização Superior de um Indivíduo em 1973. Corben ganhou o Prêmio Goethe em 1973 de “Artista Fã Favorito”. Ele também recebeu o troféu CINE Golden Eagle e Presidente da Sociedade Cultural do Japão em 1968 por seu curta Neverwhere .

Enquanto trabalhava para as antologias Warren , ele recebeu vários prêmios Warren: 1973 Melhor Artista / Escritor e Prêmio Especial por “Excelência”, Melhor Arte de 1976 por “Within You, Without You” ( Eerie # 77) e Melhor Capa (também por Eerie # 77) e Melhor Artista Cover de 1978.

Em 2009, Corben ganhou o prêmio Eisner de “Melhor Série Finita / Série Limitada” por Hellboy: The Crooked Man e em 2011 ganhou o prêmio Eisner de “Melhor Edição Única (ou One-Shot)”, por Hellboy: Double Feature of Evil. Finalmente, em 2012, ele foi eleito para o Hall da Fama do Prêmio Will Eisner .

Em 2015, Corben foi introduzido no Ghastly Awards Hall of Fame. Seus anteriores Ghastly Awards incluem Melhor Artista em 2013 e Melhor HQ por suas adaptações Dark Horse Poe … Edgar Allan Poe’s The Conqueror Worm em 2012, Edgar Allan Poe: The Raven & The Red Death (2013) e Edgar Allan Poe’s Morella e os assassinatos na rua Morgue em 2014. [26]

Em janeiro 2018, ele ganhou o prestigioso Grand Prix em Angoulême e presidência do 2019 festival. [27] Começando simultaneamente com o festival de 2019 em janeiro, uma coleção de 250 peças de suas obras originais foi colocada em exibição no Musée d’Angoulême, a exposição terminando em 10 de março de 2019.


Você pode gostar...