Jaspion e Changeman – Heróis japoneses “Made in Brazil” e download grátis

Divulgue nas mídias sociais


No final dos anos 80 e inicio dos anos 90, a TV brasileira foi invadida pelos tokusatsus, heróis japoneses como Jaspion e Changeman, entre outros, que faziam a cabeça da molecada.

Pegando carona nessa febre, vários produtos surgiram: brinquedos, albuns de figurinhas, fantasias e, é claro, quadrinhos.

Grandes nomes do quadrinho nacional chegaram a participar de várias edições, como Marcelo Cassaro, Alexandre Nagado, Arthur Garcia, Neide Harue e Watson Portela.

As primeiras revistas foram lançadas pela editora Bloch, e era apenas fotonovelas dos episódios, depois, a Ebal, que muitas vezes tinham episódios da tv adaptados para os quadrinhos, mas dessa vez, desenhados no Brasil, pelo Studio Velpa. Depois, passou para a editora Abril, e, algumas das revistas possuíam histórias que se passavam depois dos acontecimentos das séries, como uma continuação livre, no caso das séries que ja tiveram o seu final transmitido na televisão (no caso de Jaspion, Changeman,Maskman e Flashman), outras, cujos finais não foram transmitidos no Brasil, tinham histórias se passando em algum momento durante o seriado (Black Kamen Rider, Spielvan e Cybercop). Na editora Abril, as histórias continuaram sendo feitas no Studio Velpa.



Por exigência das editoras, os artistas tinham que fazer tanto os desenhos quanto as histórias no estilo americano, mesmo que alguns tivessem mais afinidade ao estilo mangá, como Neide Harue e Alexandre Nagado. Mas, com o tempo, eles foram conseguindo fazer com seu estilo próprio.

A revista solo do Jaspion, da Editora Abril teve 12 edições, depois, a revista Heróis da Tv, que anteriormente tinha histórias com os personagens de Hanna Barbera e depois da Marvel, passou a ter os heróis niponicos em suas páginas, que durou 21 edições, mais 3 almanaques.

Nas aventuras tidas como “continuações” do seriado, personagens novos foram criados, tanto aliados como inimigos e eventuais cross-overs ocorriam, com Jaspion encontrando os Changeman, Changeman vs Maskman e Jaspion vs Spielvan.

Enfim, foram publicações divertidas, que certamente fizeram a alegria das crianças da época.

Aos que estiverem interessados, o site Tokufriends possui algumas edições para baixar:

https://www.tokufriends.net/2015/10/revistas-em-quadrinhos-abril-jovem.html


Você pode gostar...