Entrevista: Pedro Ponzo – A Dinâmica Orgânica, FC da literatura para os quadrinhos

Divulgue nas mídias sociais

A DINÂMICA ORGÂNICA é uma história em quadrinhos de ficção científica retro-futurista, que narra o conflito entre do mundo livre contra o pior tipo de fascismo! Escrita por RODOLFO GUIMARÃES NEVES, num livro homônimo, foi adaptada para a linguagem de quadrinhos em parceria com a arte PEDRO PONZO.
A história é narrada em Recife, no ano do Senhor de 2749, mas por todo o planeta, dois modos de vida antagônicos lutam intertemporalmente para a preservação de suas existências, num mundo que há séculos superou uma hecatombe nuclear.

Na entrevista PEDRO PONZO, que inclusive já chegou a colaborar na PRISMARTE a série ESQUADRÃO AGAKÊ (PRISMARTE #31 – Maio 2006 ), está história, escrita por ALEXANDER DE FREITAS(Lex), nessa obra de mais de 100 páginas ele mostra todo seu talento. E aqui, em poucas palavras explica o desafio de produzir a DINÂMICA ORGÂNICA.

1 – COMO SURGIU SUA PARCERIA COM R. G. NEVES NA PRODUÇÃO DO DINÂMICA ORGÂNICA?

A parceria surgia através de um amigo em comum, o CLÁUDIO MARINHO. RODOLFO tinha um livro de ficção científica e resolveu adaptá-lo para os quadrinhos. Cláudio me indicou e logo marcamos uma reunião onde conversamos bastante. Fiquei fascinado pelas ideias inusitadas e começamos a pensar no projeto.

2 – NA LITERATURA A FICÇÃO CIENTIFICA PREZA PELA ESPECULAÇÃO DO FUTURO E IMPACTOS SOCIAS. ISSO DIFERENCIA DA LITERATURA FANTÁSTICA DA FC! ALGUNS AUTORES DE QUADRINHOS VÃO MAIS PELO CAMPO DA AVENTURA(LITERATURA FANTÁSTICA). A DINÂMICA ORGANICA EXPLORA A FICÇÃO HÁ EM QUE NÍVEL?

Na nossa HQ abordamos diversos temas comuns à ficção científica tradicional, como viagem no tempo, ciborgues, manipulação genética e terceira guerra mundial. Além disso introduzimos um novo conceito: o de Megaorganismos, que são nações inteiras que se transformam em um gigantesco ser pluriorgânico. Os megaorganismos aniquilam a individualidade, e podem ser encarados como uma analogia ao totalitarismo. Também há o conceito de economia por energia, onde a nova moeda é a própria força vital do indivíduo.



3 – SEM PRECISA DÁ SPOILER, O QUE TRATA A DINÂMICA ORGÂNICA?

Então, a história gira em torno do conflito entro dois modelos de civilização: As nações livres, que são praticamente uma utopia, onde há justiça e igualdade social, e os megaorganismos, onde a individualidade foi aniquilada e o toda a população foi reduzida a meras células controladas telepaticamente por um “cérebro”. para contar essa história, utilizamos o personagem Antônio, que é levado de 2014 para 2749, e passa a integrar uma equipe de agentes especiais no combate aos megaorganismos.

4 – PERCEBEMOS QUE NAS HQS, NA LITERATURA E CLARAMENTE NO TEATRO E NO CINEMA, HÁ UMA ENTREGA(ENVOLVIMENTO), EM RELAÇÃO AO(S) PROTAGONISTA(S) E COADJUVANTES E AO TEMA QUE ENVOLVE O ENREDO.
VOCÊ ACREDITA QUE O ROTEIRISTA E O DESENHISTA PRECISAM DE UM POUCO DE INTERPRETAÇÃO, PARA EXPRESSAR A HISTÓRIA COM MAIS REALISMO?

Eu e R. G. NEVES trabalhamos exaustivamente para simplificar a história original do livro, procuramos expressar nos quadrinhos a essência da história, em uma abordagem que fosse ao mesmo tempo empolgante e divertida. Há muitos aspectos incomuns na história, e procuramos aproveitar isso para surpreender o leitor.

5 – NA PRODUÇÃO ARTISTICA, NOS DESENHO, A CADA PROJETO BUSCA-SE DE SUPERAÇÃO. COMO VOCÊ ENCARA UM PROJETO NOVO COMO A DINÂMICA ORGÂNICA? QUAIS OS DESAFIOS?

O maior desafio foi a proporção. Eu já era profissional de quadrinhos a muitos anos quando topei o projeto, mas nunca havia feito uma HQ tão longa como essa (foram 121 páginas!). Demoramos 2 anos para concluir o projeto e a constância na produção era realmente um desafio. Com o tempo fui pegando o ritmo e as últimas páginas saíram bem mais rápido! Eu já sabia os detalhes dos personagens decorados e havia feito um estudo de narrativa com antecedência.

Serviço:

Acesse a live  que aconteceu no dia *5/12/2020* de lançamento da Dinâmica Orgânica 
https://www.youtube.com/watch?v=Vaf5Wd62MLo

Para ler A Dinâmica Orgânica acesse: https://sun.eduzz.com/653063




Você pode gostar...

1 Resultado

  1. outubro 19, 2022

    […] O CARRO CAIDO, história escrita por Luiz Magno, desenha por Leonardo Menezes e arte-finalizada por Pedro Ponzo, conta história de um homem simples que conduzindo seu carro de boi, exasperado ele maltrata o […]