Mercado Americano, HQ Nacional, Amaro Camarajipe, tudo isso em entrevista com Milton Estevam
Milton Estevam, iniciou da carreira com histórias em quadrinhos regionais, em parceria com outros desenhistas do estado, colaborando com a revista Agakê, Marco Zero, Prismarte e outros. Já foi proprietário da Elemental Comic Shopp, onde promoveu na sua loja, em diversos momentos eventos sobre quadrinhos. Após treinamento técnico no estúdio Ed Benes, no Ceará, passou a ilustrar para editoras do exterior. Inicialmente, trabalhou como assistente, desenhando Super-Homem. Depois, fez várias revistas das personagens Queen Sonja e Lady Rawhide. Recentemente colaborou com a edição da Prismarte 62 – Especial 25 anos do Amaro Camarajipe, desenhando a história principal “A Fome com a Vontade de Comer”, escrita pelo criador da série Marcelo Schimtz. Esteve presente na CCXP – Tour Nordeste em Recife, onde além de levar seus maravilhosos trabalhos também representou a Prismarte 62 – Especial 25 anos do Amaro Camarajipe.
1 – QUAL(IS) FOI(RAM) A SUA(S) INSPIRAÇÃO(ÕES) PARA ENTRAR NO MUNDO DOS QUADRINHOS?
Quando era garoto, minha única opção eram os desenhos que passavam pela manhã na antiga tv globinho, depois disso não passava mais nada direcionado ao publico infantil, então comecei a fazer minhas próprias aventuras, e foi assim que me interessei pelo desenho, já conhecia as revistas em quadrinhos da Disney e Maurício de Sousa. Mas não atraiam minha atenção, meu negócio eram os super-heróis, Homem Aranha , Super-homem, Batman e Robin, e continuem eu mesmo dando continuidade durante o dia, as aventuras desses Heróis que assistia na tv. Com o passar do tempo, finalmente conheci os quadrinhos de super-herói e até hoje sou cativado e muito grato por eles terem entrada e feito parte de uma época tão mágica de minha vida, tanto que esta época mágica dura até hoje.
2 – COMO FOI SUA TRAJETÓRIA NOS QUADRINHOS COMO PROFISSIONAL?
Comecei em fanzines, como a Agakê e Marco Zero, depois comecei a participar de revistas independentes como Brado Retumbante e Prismarte, até que em 2009, conheci o Studio Ed Benes, e através do studio consegui entrar para o mercado Americano de quadrinhos.
Comecei na Editora Dynamite, onde produzi, Queen Sonja, Lady Rawhide, e John Carter Warlord of mars, Além de algumas capas para este título.
Depois participei de Produções da editora Zenescope, como Grimm tales of terror e Robin hood.
Cheguei também a trabalhar como assistente do Ed Benes quando ele fazia o título Superman.
Trabalhei também para editores independentes como Crescent Comics , Argo Comics e Side Walks.
3 – HOUVE O CCPX E HOUVE MUITA PARTICIPAÇÃO NACIONAL E LOCAL (AUTORES PERNAMBUCANOS), AO SEU VER, QUAL O RETORNO CONCRETO DO EVENTO PARA A PRODUÇÃO NACIONAL E LOCAL?
O mercado de artistas independentes está se consolidando não apenas aqui em Pernambuco ou Nordeste, mas também em todo Brasil, como um novo e promissor mercado.
Este novo mercado autoral aqui no Brasil está oferecendo novas opções a quem gosta de quadrinhos, independente de gêneros e estilos, revelando grandes artistas, que talvez neste mercado formal não tivessem toda essa visibilidade e destaque que estão alcançando com a produção destes materiais independente e autorais.
Como consequência deste grande boom da produção autoral o que se espera são o surgimento de novos autores e obras com qualidade suficiente para rivalizar com o monopólio das grandes editoras, apreciação por um público mais abrangente e o fortalecimento e valorização cada vez maior da obra autoral aqui no nosso País.
4 – ESSA É A SUA SEGUNDA PARTICIPAÇÃO COLABORATIVA COM A PRODUÇÃO DO AMARO CAMARAJIPE! VOCÊ É UM DESENHISTA MAIS DE AVENTURA. MAS COMO AVALIA SUA PARTICIPAÇÃO NESSE GÊNERO DE COMÉDIA!
Gosto muito do Amaro, principalmente por sua conduta totalmente despreocupada com o politicamente correto.
Pois acho isso as vezes muito chato, acho o humor do Amaro mais ou menos parecido com o feito pelos trapalhões décadas atrás, e que hoje em dia dificilmente seriam permitidos serem apresentados ao publico, esse humor proibido e as vezes sem noção é que dá a dose certa do humor do personagem , por isso que foi uma honra poder desenha-lo mais de uma vez, mesmo com o tempo corrido, sempre é um prazer poder contar as aventuras do Espião mais maluco do Brasil, por que sei que estas aventuras ficam gravadas na memoria de quem lê as histórias, com as sacadas e tiradas hilárias concebidas pela mente fértil de Marcelo Schmitz.
5 – PERCEBO QUE SEUS DESENHOS SÃO BEM EXPRESSIVOS E ISSO AJUDA OS LEITORES A SENTIR OS ACONTECIMENTO ATÉ ANTES DE LER. VOCÊ CONSIDERA QUE O DESENHISTA TEM QUE EXPRESSAR O SENTIMENTO, OU SEJA, ATUAR UM POUCO AO DESENHAR?
Com toda certeza, o desenhista tem que fazer até mais do que isso, o ideal seria que este artista pudesse ser capaz de narrar ou contar a historia de uma forma tão expressiva e clara que não fossem necessários até mesmo os diálogos para o entendimento da trama pelo seu leitor.
Tem que ser capaz também de transmitir através das expressões dos personagens, sentimentos e reações que se não forem feitos ou representado da forma correta, compromete a credibilidade do quadrinho, em sua função de transportar o leitor para dentro da historia de maneira crível.
6 – QUAL O GÊNERO DE QUADRINHOS NACIONAL QUE MAIS GOSTA?
Com toda certeza terror, acho que é o gênero que tem mais potencial aqui no Brasil, e que tem um diferencial relevante em relação ao terror no resto do mundo, não tem ninguém que não saiba de um “causo “ para contar numa roda de amigos. É um tipo de humor diferente que tem muita força e uma identidade própria, com historias e temas abordando situações bem características do nosso país.
7 – QUAIS SEUS PLANOS EM TERMO DE PRODUÇÃO PRÓPRIA OU EM PARCERIA!
Lançamos agora na CCXP Tour Nordeste, através do selo do Studio que participo, o INKSTAND STUDIOS, A revista mix INKLAB No 0, que infelizmente por um problema da gráfica, não saiu como pretendíamos, mas já na CCXP EXPERIENCE 2017, e no FIQ 2017, Pretendo lançar 3 revistas, uma chamada CONTOS BÁRBAROS, ambientada no gênero capa e espada, O VAMPIRO 01, e a revista INKLAB NO 01, estas duas ultimas serão totalmente em cores a Conto Bárbaros está sendo idealizada com tons de cinza.
Serviço:
Prismarte # 62
Capa Colorida miolo em P&B.
32 páginas
R$ 5,00 + R$ 3,00 de correios
Ou pelo Pagseguro
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[…] atuantes da PADA, como: André Gomes, Jaidelson M. S.(Conexão Terra) Euzébio Munhoz (A Vindita), Milton Estevam, Jorge Luiz, Arnaldo Luiz(Minotauro) e outros que a medida que forem produzindo ilustrões, com […]