Educação inovadora: como utilizar quadrinhos pode ajudar na hora de ensinar

Divulgue nas mídias sociais

HQs trazem mais benefícios além do estímulo à leitura

destaque-universiaProfessores estão sempre em busca de novas técnicas na hora de captar a atenção dos alunos e melhorar o aprendizado. Entre inovações tecnológicas, uma estratégia antiga pode ajudar em muito na sala de aula: os quadrinhos. São inúmeros os benefícios de acrescentá-los em exercícios e provas, nós contamos alguns deles aqui.
A linguagem utilizada nos quadrinhos é extremamente variada e existem opções paras as mais diferentes faixas etárias e gostos, ou seja, pode ser aplicado tanto a alunos do ensino fundamental, quanto a alunos que já estão no ensino médio. Os considerados mais explícitos – ou gráficos – são ideias para ensinar história ou até mesmo ciências.

Os quadrinhos ajudam a capturar a atenção e fixar melhor o conteúdo, especialmente em alunos mais novos. A presença de um personagem exemplificando o que foi ensinado pode colaborar na hora de assimilar o que foi passado. As imagens despertam o interesse e fazem com a matéria seja mais interativa.

Muitas crianças iniciam seu contato com a leitura por meio dos quadrinhos. Além de ótima ferramenta na alfabetização, eles podem fazer com que o aluno – seja do ensino fundamental ou do médio – sinta vontade de conhecer outros títulos, buscando obras diferentes e servindo de incentivo à leitura.

Os quadrinhos também aproximam a realidade dos conteúdos. Em muitas das vezes, os alunos assimilar melhor determinado tema após enxergarem isso nos desenhos. A matéria deixa de ser somente um texto dentro de um livro ou apostila, ela se transforma em uma vivência de um personagem, o que gera empatia e faz o interesse aumentar.

Fonte:  Universia Brasil

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *