No Brasil de Fato – Em quadrinhos: a tragédia anunciada em Mariana

Divulgue nas mídias sociais

trajediamariana2Não seu dizer se Joe Sacco é o primeiro jornalista cobrir reportagens em forma de quadrinhos em obras como como: Palestina, Uma História de Saravejo, Área de segurança – Gorazde. Mas já é um tendencia essa forma de contar um fato real, de um forma popular e marcante.

É isso que o  site https://www.brasildefato.com.br – Um visão popular do Brasil e do Mundo, está fazendo em português, contando fato reais, em forma de quadrinhos, pelas mãos de Rafaela Fotta, Vitor Teixeira, Guilherme Weimann.

A reportagem em quadrinhos “Tragédia Anunciada” traz fragmentos do maior crime ambiental ligado à mineração do mundo, acontecido há um ano na cidade de Mariana (MG). Foram 663 quilômetros de lama e vidas destruídas foram os resultados do rompimento da barragem de Fundão, que é visto como crime pelas famílias atingidas e por organizações que trabalham diariamente com o caso.

As ilustrações trazem quem são os moradores de Bento Rodrigues – as primeiras vítimas do desastre, as relações entre Samarco e governos, e algumas das consequências vistas até hoje. Mostra também uma nova etapa da tragédia: a construção do dique S4, barragem que irá alagar definitivamente a comunidade de Bento Rodrigues para aumentar a capacidade de estocagem de rejeitos de minério da mineradora Samarco.

Cada vez mais os quadrinhos mostram o que são capazes como mídia pop.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *