Jornal usa quadrinhos para explicar atentados a crianças na França

Divulgue nas mídias sociais




Com os acontecimentos dos últimos dias em Paris, pais e professores de crianças têm se perguntado: como explicar o terrorismo para elas? Jornal resolveu desenhar para ajudar na compreensão

monquotidien3-reproducao-instagram-suzon-dreamtCom os acontecimentos dos últimos dias em Paris, pais e professores de crianças têm se perguntado: como explicar o terrorismo para elas? Os psicólogos, como sempre, indicam que é preciso “explicar e tranquilizar” os pequenos, mas um jornal francês teve uma ideia diferente: usar histórias em quadrinhos para tentar explicar o que aconteceu.

O Mon Quotidien, uma publicação voltada para pessoas de 10 a 14 anos, fez um jornal especial para elas. Distribuído gratuitamente, os desenhos mostram pessoas e animais conversando sobre os ataques.

No primeiro, um homem xinga os terroristas e um cachorro afirma que ele só pode fazer isso por causa da liberdade de expressão. No seguinte, o cão diz que a única arma que Charb, diretor do jornal Charlie Hebdo, usava para combater os extremistas era um lápis, apontando para o objeto. Na terceira historinha, os dois deixam flores nos túmulos dos quatro chargistas mortos e dizem que mataram alguém “que nos fazia rir”. No último, o homem afirma que “como consolo”, os “heróis dos quadrinhos nunca morrem”.

O jornalista ítalo-holandês, Gian Paolo Accarda, lembrou ainda que Charb foi o responsável pela criação do mascote do Mon Quotidien. “Isso é uma demonstração de como seu talento e sua sensibilidade faz com que ele se volte para um público completamente diferente. Agora, tanto grandes como pequenos choram a sua morte”, destacou Accarda. Além da publicação para o público em geral, nesta terça-feira (13) sairá outra edição especial para professores utilizarem nas escolas do país. Além de contar a dinâmica dos fatos em Paris, o especial mostrará um mapa geopolítico com linguagem simples, de modo que todos entendam a situação – mas que não fiquem paralisados pelo medo. [posts_carousel title=”NOTÍCIAS RELACIONADAS” category=”HQ NOTÍCIAS” items=”5″]



Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *