Dia 15 de Abril, Dia internacional do Desenhista – saiba porquê!

Divulgue-nos nas redes sociais!


O Dia Mundial do Desenhista é comemorado anualmente em 15 de abril. A data é destinada a homenagear os profissionais e artistas que encantam e fascinam com seus traços e criatividade.

Entes de ir para as origens do Dia do Desenhista. Quewro deixar a congratulação da PADA , que a mais de 30 anos vem incentivando e projetando desenhistas, Por isso hoje alcançamos mais de 100 publicações (que além da Prismarte temos outras), onde já passaram mais de 200 desenhistas.

Parabéns a todos. Os profissionais, os semi-profissionais,  e os estutandes. Fazem parte os animadores 2D, 3D, e games, quadrinhistas, chargistas, cartunistas, etc.  Comemore sua dia desenhando.

CURIOSIDADES DO DIA 15 DE ABRIL

O Dia do Desenhista, aqui no Brasil é uma data de comemoração nos estados brasileiros do Rio Grande do Sul (Lei Nº 11.887 de 2 de janeiro de 2003) e São Paulo (Lei Nº 8144 de 1 de junho de 1964), a partir de uma data comemorativa instituída na capital paulista pela Lei Nº 6.152 de 10 de dezembro de 1962.

Nessa data também se comemora o “World Art Day” (Dia Mundial da Arte), abarcando suas diferentes manifestações, tais como: pintura, escultura, fotografia, literatura, teatro e música. A data foi instituída a partir de uma votação em 2011, pela Associação Internacional das Artes (IAA), maior organização não-governamental de artistas visuais criada em 1954, por iniciativa da Unesco.
World Art Day

Ambas as datas foram escolhidas como homenagem ao grande gênio Leonardo de Ser Piero d’Antonio, mais conhecido como Leonardo da Vinci, que nasceu no dia 15 de abril de 1452, no povoado de Vinci, localizado nas encostas do Monte Albano, em Toscana, região mais florescente da Itália.
No Calendário Florentino, que foi usado na Itália na Idade Média, Leonardo teria nascido na noite do dia 14. Neste sistema, o novo dia começa ao pôr do sol. O Google mesmo postou o doodle de comemoração ao 553º aniversário de Leonardo da Vinci no dia 14/04/2005.
Leonardo da vinci – 553 aniversário

A homenagem a Leonardo surgiu por inúmeras razões, seja por ser um dos mais criativos homens, e principalmente um respeitado desenhista e pintor. Também foi escultor, pensador, escritor, inovador científico, engenheiro, matemático; enfim, um filósofo, um título que resume sua incessante busca pela sabedoria.
Ambas as datas surgiram não só com finalidades comemorativas, mas também pela necessidade de valorizar o trabalho dos artistas, que ainda não tem o respeito que merecem em diversas partes do mundo.

Graças a essa data muitos eventos e encontros relacionados surgiram, fortalecendo assim a relação entre os desenhistas e principalmente a valorização do ofício.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *