A exposição digital GEMINI – com Ilustrador Rogi Silva e Salomé Dollat, do Instituto Francês, e bate papo com os autores em Recife

Divulgue-nos nas redes sociais!

Uma instalação digital e interativa, com sensor de movimento, que simula movimentos, e lha dá a senação de está dentro de uma história em quadrinhos.

Na sexta-feira, dia 06/12 às 17:30, na Galeria 235, teremos um bate papo entre um dos ilustradores criador dos quadrinhos GEMINI, Rogi Silva, e Salomé Dollat, representante do Instituto Francês no Recife.
Eles falarão sobre o intercâmbio idealizado pelo Consulado Geral da França para o Nordeste no Recife que proporcionou a residência artística entre Rogi Silva (BR) e Clémence Bourdaud (FR), na Escola de Design Nantes Atlantique, em Nantes/FR. O Rogi falará ainda um pouco sobre sua carreira desafios. Enquanto Salomé contará quais são os projetos e oportunidades do Consulado e sobre os frutos da parceria Recife-Nantes.

Gemini é uma instalação digital e interativa que acontecerá de 25 a 29 de novembro e de 02 a 06 de dezembro de 2019, na Galeria do Apolo 235. Fruto de um diálogo entre dois artistas, que desenham de maneira metafórica suas experiências, a francesa Clémence Bourdaud e o brasileiro Rogi Silva.

Depois de ter comemorado o dia 14 de julho (dia da festa nacional francesa), uma mulher dorme ao som dos fogos de artifício. No seu sonho aparecem silhuetas, as suas, que ela aprende a conhecer. Mulher e silhuetas dançam e se divertem juntas até que uma dessas últimas foge para o mundo real.  O princípio da exposição é a interação com o quadrinho deslizante franco-brasileiro GEMINI, graças à presença de sensores de movimento, tudo ambientado com música!

Tendo como temática os diversos símbolos culturais de Nantes e Recife, que são consideradas cidades-irmãs desde 2001, Gemini apresenta elementos gráficos representativos de cada uma, como o carnaval pernambucano e a Festa Nacional Francesa, de modo a celebrar valores comuns. A narrativa onírica da HQ, que tem trilha sonora e é sem diálogos, mistura sonho e realidade, passeando por imagens em preto e branco, produzidas por Roger, e coloridas, com os traços de Clémence.

Mais detalhes:
Além de estreitar a relação franco-brasileira, a HQ se destaca pela combinação entre os quadrinhos clássicos e o desenho animado, ao apresentar uma experiência visual totalmente interativa, incrementada pelos efeitos de sobreposição e animação. O jornalista Paulo Floro, um dos fundadores e editores da revista digital O Grito!, realizou a organização e edição da HQ, acompanhando desde primeiros esboços até o produto final. Ele ressalta que o projeto possui vários aspectos inovadores.“Um deles é a realização de uma residência artística em quadrinhos, que é algo muito raro; e o outro é a HQ ser interativa, uma técnica pouco explorada não apenas nos quadrinhos brasileiros, como também no mundo. Proporcionar essa interatividade no formato digital é um avanço, pois respeita a leitura não linear de um quadrinho físico, em que o leitor é quem decide como vai ler e interagir com a história. A HQ é totalmente responsiva e adaptável a qualquer suporte digital, como smartphonestablets e computadores”, conta.

Gemini já ficou disponível para todo o público no último dia 14 de julho, podendo ser acessada pelo site do projeto. No entanto, o projeto continua repercutindo em diversos formatos. A revista O Grito! criou um diário da residência artística em Nantes, narrado pelos quadrinistas Roger e Clémence, no qual contam detalhes do processo de criação da HQA revista Plaf deve publicar a HQ com adaptações do digital para o meio impresso. Além disso, há uma proposta do Consulado Geral da França para o Nordeste para que os quadrinhos também se transformem em uma exposição interativa, que acontecerá em setembro, em Nantes, e em novembro, no Recife.

Serviço:
De 25 a 29 de novembro e de 02 a 06 de dezembro de 2019 Horário de visitação: 09h às 19h
Endereço: Galeria do Apolo 235. Rua do Apolo, 235, Recife Entrada gratuita
Concepção original / Coordenação:  Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife/Instituto Francês do Brasil  Escola de Design Nantes Atlantique – Matthias Rischewski Apolo 235  O Grito !
Produção Executiva: Proa Marketing Cultural e Projetos
Apoio logístico:  SAMOA – Creative Factory
Ilustração:  Rogi Silva Clémence Bourdaud
Story-board immersive & instalação: Mickaël Lafontaine / assistido por os alunos da Escola de Design Nantes Atlantique : V. Boudonnet, J. François, A. Joüon-Fay, G. Muñoz, S. Zawila et J. Chanvillard Sylvain Favardin
Trilha Sonora: Laurent La Torpille
Com o apoio de:  Citelum Voltalia  Carrefour Institut Français

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *