Gibi Turma da Mônica, Contra as Drogas lançado pelo MP, disponível para download

O Ministério Público de Goiás, em parceria com a editora Maurício de Sousa, lançou em 2014 o gibi “Turma da Mônica Contra as Drogas”. A publicação teve e tem como objetivo provocar discussões na comunidade escolar e estimular ações pedagógicas e sociais preventivas em relação ao uso de drogas. O lançamento será na Escola Municipal Laurindo Sobreira do Amaral, no Conjunto Vera Cruz, em Goiânia, às 9 horas.

A iniciativa do MP goiano planejou a distribuição de 40 mil gibis em escolas municipais de todo Estado. A começar pela Secretaria Municipal de Educação da capital, que já recebeu cerca de 10 mil exemplares, o gibi “Uma história que precisa ter fim” vai ser distribuído aos diretores que quiserem aderir à proposta de trabalhar o tema de forma interdisciplinar. O público-alvo da campanha são alunos de 8 a 14 anos, que compreende os Ciclos I, II e III.

Educação preventiva
Para apresentar a proposta à comunidade escolar, o MP-GO solicitou que a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia enviasse um ofício circular a todos os diretores da rede esclarecendo a importância de trabalhar a educação preventiva. No interior, este trabalho será feito gradativamente, em parceria com as secretariais municipais.

“Queremos possibilitar aos alunos uma reflexão sobre os danos à saúde e à vida, bem como sobre as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas”, destaca Vinícius Marçal. A promotora Simone Disconsi acrescenta que a orientação é para que a unidade escolar elabore uma proposta de trabalho que envolva toda a comunidade educacional, buscando não apenas uma ação isolada, mas uma atuação contínua de prevenção, com orientações diversas e acompanhamento ao assunto em debate. “Toda a comunidade deverá ser sensibilizada quanto aos relacionamentos ‘inocentes’, muitas vezes influenciáveis, que podem desencadear as primeiras experiências com as drogas e podem servir como porta de entrada para comprometimentos de natureza social, psicológica, emocional e familiar”, afirma.

Planejamento
O projeto desenvolvido no Ministério Público de Goiás para a formulação da cartilha foi acompanhado pela equipe da Superintendência de Planejamento e Gestão e integra as ações do Programa InterAção, iniciativa que tem como foco as políticas públicas para a prevenção ao uso, tratamento, reabilitação e reinserção social do usuário e repressão ao tráfico de drogas. (Texto: Cristina Rosa – foto: João Sérgio Araújo / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Nesse ano, a revista Turma da Mônica Contra as Drogas ficou disponível para todos fazerem download e passarem essas informações preventivas para suas crianças em forma de quadrinhos!

Para abrir em seu navegado e imprimir CLIQUE AQUI.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta