Sérgio Motta usa os HQs para relacionar a poesia com a imagem

A relação entre o texto literário e a imagem sempre foi alvo de interesse do professor Sergio Vicente Motta, 65 anos, ao longo das três décadas em que atuou nos cursos de letras e pedagogia do Ibilce/Unesp. Mais que pesquisar o diálogo intersemiótico entre essas linguagens, ele também se dedicou a desenvolver seu traço gráfico, intimamente ligado aos quadrinhos e ao desenho de humor. E essa arte ganhou ainda mais força depois que ele se aposentou como professor.

Nova exposição da série Namoro com a Literatura, no espaço cultural do Shopping Iguatemi, Quadrinhos de Poesia – Afinidades Eletivas é uma espécie de síntese da trajetória de pesquisa de Motta no ambiente acadêmico. A exposição reúne 27 telas que evidenciam a relação entre poesia, pintura e histórias em quadrinhos. “Recorro a versos e estrofes de poemas, principalmente de Carlos Drummond de Andrade, e aos quadros do pintor belga René Magritte. Esse contato da poesia com a pintura gera novos significados e abre diferentes caminhos para a leitura do espectador”, comenta o professor.

“É um processo bem aberto e acessível para todas as idades. Criei três personagens (uma menina, um menino e um pássaro), que sugerem uma narrativa entre as obras”, destaca Motta, que ocupa a cadeira 21 da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura (ARLC). A exposição ainda conta com a participação do escritor, poeta, professor e ensaísta Aguinaldo Gonçalves. Ele criou um poema visual que interage com o trabalho de Motta, eu antigo parceiro de trabalho no Ibilce/Unesp. Como crítico literário, Motta já havia participado de uma exposição da série Namoro com a Literatura. Em fevereiro deste ano, ele escreveu sobre as pinturas hiper-realistas do artista plástico Danilo Passarini. “Agora, estou do outro lado, como artista visual”, diz.

Serviço

  • Exposição Quadrinhos de Poesia – Afinidades Eletivas. De hoje até o dia 14 de outubro, no espaço cultural do Shopping Iguatemi. Gratuito

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *