Filmes relembra a ‘Era de Ouro’ dos quadrinhos nacional

Integrando a programação do Projeto Baiacu, (https://catracalivre.com.br/sp/agenda/gratis/projeto-de-laerte-e-angeli-promove-oficinas-0800-de-quadrinhos/) idealizado pelos cartunistas Laerte e Angeli, o Sesc Ipiranga (https://www.facebook.com/SESCIpiranga/) recebe uma mostra de filmes sobre grandes quadrinistas brasileiros que fizeram parte da “Era de Ouro” dos anos 1980.

As exibições acontecem de 1º a 29 de agosto, sempre às terças, às 19h30, com entrada Catraca Livre. Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência na bilheteria da unidade.

Ziraldo, Henfil, Jaguar, Caco Galhardo, Maurício de Sousa, além dos próprios Angeli e Laerte, tomam conta da telona do Sesc, na qual são exibidas obras que matam a curiosidade do público sobre a rotina, o processo criativo, as inspirações e os personagens desses consagrados artistas.

O Projeto Baiacu chega para discutir o futuro do quadrinho nacional e relembrar a trajetória dos responsáveis por estabelecer a linguagem como produto cultural brasileiro. A iniciativa conta com uma residência artística, em que artistas selecionados mergulham num ambiente de intensa produção gráfica. O resultado da experiência é um livro-revista, ainda publicado neste ano.

Confira a programação da Mostra Baiacu de Cinema:

  • 1º de agosto

“Malditos Cartunistas”
Dir.: Daniel Paiva e Daniel Garcia

O documentário traça um panorama da produção de cartuns e HQs no Brasil por meio dos depoimentos de Laerte, Glauco, Adão Iturrusgarai, Caco Galhardo, Maurício de Sousa, Allan Sieber, Ziraldo, entre outros.

  • 8 de agosto

Sessão de Curtas

“Dossiê RêBordosa”
Dir.: Cesar Cabral

“Angeli 24h”
Dir.: Beth Formaggini

“Penas”
Dir.: Paulinho Caruso

“Jaguar: Um Homem ou Um Rato”
Dir.: Paulinho Caruso e Pedro Caetano

“Vestido de Laerte”
Dir.: Claudia Priscilla e Pedro Marques

  • 15 de agosto

“Wood & Stock – Sexo, Orégano e Rock’n’roll”
Dir.: Otto Guerra

No réveillon de 1972, na casa de Cosmo, os então jovens Wood, Stock, Lady Jane, Rê Bordosa, Rampal, Nanico e Meiaoito vivem intensamente suas existências hippies. Trinta anos depois, os personagens sentem o peso do tempo passado em suas realidades adultas. Para tentar retomar os velhos tempos, promovem um reencontro de sua antiga banda de rock.

  • 22 de agosto

“Ziraldo”
Dir.: Marisa Furtado de Oliveira e Paulo Serran

Com um rico acervo de imagens, o documentário narra a fundação do jornal O Pasquim, em 1968, a censura e as prisões que Ziraldo sofreu. O artista também aparece desenhando em seu estúdio e fala sobre o sonho de formar um país de leitores. O filme traz depoimentos do cartunista Paulo Caruso, a filha de Ziraldo Daniela Thomas, Gerald Thomas, Miguel Paiva e Ique.

  • 29 de agosto

“Henfil”
Dir.: Marisa Furtado de Oliveira e Paulo Serran

A edição mostra a carreira do artista desde 1964, relembra seu trabalho em O Pasquim e no Jornal do Brasil, examina seus livros, sua passagem pelo teatro e seu filme “Tanga, deu no New York Times”. O documentário é narrado pelo próprio Henfil, graças a arquivos sonoros garimpados e remixados.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *