Morre Toninho Mendes, editor da Circo Editorial

toninho-mendesNessa quarta-feira (18) o mundo perdeu Toninho Mendes, vítima de um acidente doméstico.

Apesar de geralmente se manter fora dos holofotes, ele teve uma grande importância para os quadrinhos nacionais.
Por meio de sua editora, Circo Editorial, que era especializada em quadrinhos de humor, nomes como Glauco, Angeli e Laerte surgiram.

Apesar da curta existência (1984/1995), a editora lançou revistas que se tornaram marcos para a história dos quadrinhos brasileiros. Entre elas estavam:
-Chiclete com Banana: Revista de Angeli,aonde ele mostrava personagens como Skrotinhos, Rê Bordosa e Bob Cuspe. Também eram publicadas histórias de outros autores, como Laerte, que estreou seus Piratas do Tietê nessa revista e Glauco. Também foram publicadas histórias de Los Três Amigos, colaboração entre Angeli, Laerte e Glauco.
-Geraldão: Revista de Glauco, onde a estrela era sua principal criação, Geraldão.
-Níquel Náusea: Revista de Fernando Gonzales. Além de sua criação principal, o rato Níquel Náusea, também estrelavam a revista o mago Vostradéis e histórias de outros cartunistas, como Spacca, Newton Foot, Laerte e Fábio Zimbres.

Mesmo que sua morte não tenha o impacto que deveria, sua contribuição para o quadrinho nacional é inestimável e deveria ser conhecida por todos que gostam de quadrinhos brasileiros.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *