Quadrinistas se mobilizam para incluir a categoria ‘Histórias em Quadrinhos’ no Jabuti

jaboti-quadrinhos-2Na sua última edição, o Prêmio Jabuti entregou estatuetas em 27 categorias. Esse número poderá aumentar, caso a Câmara Brasileira do Livro (CBL), entidade que organiza o prêmio, e o conselho curador do Jabuti acatem a proposta de quadrinistas para incluir no certame a categoria Histórias em Quadrinhos. Uma petição subscrita por nomes como Laerte Coutinho, Eloar Guazzelli, Sidney Gusman, Marcello Quintanilha e Rogério de Campos está circulando na rede colhendo assinaturas para que a categoria seja inclusa na próxima edição do concurso.

No documento, que até o fechamento desta edição reunia mais de 730 assinaturas, os quadrinistas observam que, “embora tenham nascido nos jornais e tenham permanecido grande parte de sua história nas bancas de jornais e revistas, os quadrinhos são publicados no formato livro, no Brasil, desde o início do século 20”. E que essa presença tem sido cada vez maior nas livrarias. A favor do pleito, os quadrinistas pontuam que grandes grupos como Autêntica, Companhia das Letras, Ediouro, Globo, Intrínseca, LeYa, Record, Rocco, Saraiva e Sextante publicaram quadrinhos na década corrente e que quatro deles possuem selos exclusivamente dedicados ao segmento: Nemo, da Autêntica; Quadrinhos na Cia., da Companhia das Letras; Pixel, da Ediouro, e Globo Graphics, da Globo.

“Na minha opinião pessoal, os Quadrinhos podem dar um frescor ao Jabuti. Gostei bastante da ideia. Agora temos que esperar receber oficialmente a petição e encaminhá-la ao conselho curador do Prêmio, que é quem vai decidir sobre o assunto”, disse entusiasmado Luis Antônio Torelli, presidente da CBL . Marisa Lajolo, quem capitaneia o conselho, está de férias, segundo informou Torelli e deve retornar no fim do mês para a primeira reunião do Jabuti de 2017.

Para ter acesso à íntegra do abaixo-assinado e subscrevê-lo, clique aqui.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *