Projeto Pernambucano “Sombras do Recife” no catarse

sombrasdorecifeOs quadrinhos Pernambucanos nunca estiveram tão vivos quanto neste início de 2017. As novidades não param de surgir e a mais recente delas é a campanha na plataforma de financiamento coletivo chamada catarse com o projeto “Sombras do Recife” da pesquisadora, roteirista e desenhista de histórias em quadrinhos Roberta Cirne.

Sombras do Recife são revistas de histórias em quadrinhos de terror que trata de casos e lendas do fantástico e assustador imaginário Recifense “inspirados na estética de horror e suspense da EC Comics, Cripta do Terror e Editora D-Arte, como menciona a autora do projeto.

A respeito dos esforços para trazer o projeto à tona, Roberta diz: “Durante 18 anos pesquisei usos, costumes e arregimente um grande número de material de pesquisa que simplesmente não existe na net. Ambientando nas épocas em questão, vou resgatar tanto os usos e costumes de cada cenário, como também trazer á luz essas assombrações e lendas”.

Este primeiro volume, no qual Roberta está tentando viabilizar através do catarse, possui 2 hqs de 18 páginas cada e mais 8 páginas de notas explicativas e outros bônus. Segundo a autora, “As notas explicativas podem ser lidas em conjunto ou não com a HQ, dando uma outra dimensão à experiência de leitura”. As histórias que fazem parte desta primeira edição são “Boca de ouro” e “Velha branca, bode vermelho”.

Abaixo, as sinopses de cada hq com uma prévia das mesmas.

pagina_6_boca_de_ouro_textsmall

Prévia da hq Boca de Ouro (Clique na imagem para ver maior)

“Boca de Ouro”: Recife, 1913. Com o crescimento desordenado e a modernização da cidade, Valdemar, um motorista de bonde de burros, perde o seu emprego e entra em desespero. Mas quando vê pela primeira vez o jogo do bicho, percebe uma oportunidade para conquistar a fortuna e a mulher de seus sonhos. Valdemar só não esperava pelo preço que teria de pagar em troca dessas ambições, um preço muito mais caro do que o ouro!

 

Prévia da hq Velha branca, bode vermelho (Clique na imagem para ver maior)

Prévia da hq Velha branca, bode vermelho (Clique na imagem para ver maior)

“Velha branca, bode vermelho”: Recife, 1885, Bairro dos Aflitos. Dona Dadá vive tranquilamente em seu casarão com grandes jardins e pomares, acompanhada de suas três sobrinhas solteironas. Apesar de rica, a velha dama é muito mesquinha e egoísta, e esconde uma botija de ouro e joias dentro da parede. As suas sobrinhas levam uma vida de fome e privações, e precisam trabalhar com muito sacrifício. Dona Dadá adora os seus santos, principalmente um menino Jesus de que ela enfeita de joias, e acaricia de forma libidinosa. As ações e pensamentos da Velha Branca Dadá despertam uma força maligna que aos poucos se materializa na forma de um Bode Vermelho, em plena sala de jantar. Qual será o desfecho dessa história?

Sombras do Recife terá formato grande (27cm X 21cm), 60 páginas em papel couché fosco 90gr P&B, Capa colorida, cartonada ,lombada quadrada.

Além disso, a autora está disponibilizando diversos brindes pra lá de especiais na página do projeto como artes comissionadas, páginas originais da HQ, camisas, retratos realistas A4 e A3, entre outras.

Para conhecer um pouco mais sobre o projeto e apoiá-lo, basta clicar aqui.

15879182_1861917990756543_1652565248_n

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *