Turma do Pererê, de Ziraldo, tem exposição no Recife





expo-ziraldoA Turma do Pererê, criado nos anos 1960 por Ziraldo, abre temporada de exposições na Caixa Cultural Recife, a partir desta quarta (16). A obra tem inspiração no folclore brasileiro é uma das mais conhecidas entre as produções de quadrinhos infantis no Brasil.

A exposição vai explorar o surgimento, o desenvolvimento e os desdobramentos dos personagens da Turma do Pererê, uma das criações mais conhecida do autor. A abertura será no dia 16 e a visitação, que tem entrada gratuita, acontecerá de terça a sábado, das 10 às 20h, e aos domingos das 10 às 17h. O autor estará presente na inauguração.

Todo o clima remeterá o visitante à Mata do Fundão, onde vive a Turma do Pererê. Uma linha do tempo contará toda a trajetória deste personagem em diversas mídias como TV, teatro, desenhos animados, quadrinhos animados em formato digital, material gráfico de produtos licenciados, publicações de revistas e livros de várias editoras, campanhas publicitárias e cartilhas educativas.

Serão reproduzidas as 43 capas da revista Pererê (O Cruzeiro/1960-1964) e as 10 capas da revista A Turma do Pererê (Editora Abril/1975-1976), restauradas e ampliadas. Em vitrines protegidas por vidro estarão as revistas originais, além de pranchas com desenhos também originais, livros, cartilhas e demais produtos e mídias das quais o Pererê e sua turma participaram.

Os personagens serão apresentados em tamanho ampliado; um painel terá um mosaico de fotos do autor, personalidades e amigos, ao longo dos anos; outro reproduz toda a Turma para servir de cenário de fundo para fotos dos visitantes. Um monitor exibirá 17 histórias em quadrinhos animados (Motion Comics) e o documentário Ziraldo.

A entrada é gratuita. A Caixa fica na Av. Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero – Bairro do Recife Antigo. [posts_carousel title=”NOTÍCIAS RELACIONADAS” category=”LANÇAMENTOS” items=”5″]


You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *