Prismarte da década de 90 em quadrinhos on-line




O auge dos quadrinhos no Brasil aconteceu nos anos 90. Foi uma década onde grandes e médios jornais impressos publicavam matérias incríveis sobre a nona arte. Por causa desse investimento das republicadoras e editoras, de títulos internacionais e nacionais, ouve o que na época foi chamado do “Boom dos Quadrinhos”. Foi nesse cenário entre tantas grandes publicações que ressurgiu a Prismarte. Ressurgiu, porque depois dos anos de 1985 a 1990 nessa fase embrionária, a PADA zerou a Prismarte e ousou em lançar a publicações impressa em off-set de grande tiragem (gráfica) e distribuição em bancas em Recife. Como o título deste artigo sugere, vamos reviver esses anos, presenteando os visitantes do site com o cervo da Prismarte dos anos 90, onde foram publicadas de 1990 a 1995 cinco revistas além da revista Croquis.

De quinze em quinze dias vamos por uma história de uma destas publicações com acesso grátis para os leitores, e fechar edições a partir das histórias publicadas. Para cada lançamento faremos menções sobre os autores, artigos, capa e até o sentimento que envolvia aquele lançamento na época.Prismarte#1-90_pag21 Vamos começar com a Prismarte #1, que foi uma publicação que teve uma única história, a Conexão Terra, desenvolvida por Jaidelson Maurício de Souza, que fez parte do grupo PADA naquela época. A capa foi desenhada por Marco Marins, que da mesma forma fez parte do grupo. A história Conexão Terra, foi publicada em edições da Prismarte na fase fanzine, no fim dos anos 80. Ao percebermos o sucesso que foi a Prismarte em xerox decidimos fazer uma grande tiragem e distribuir em bancas de jornais. E até nos sinais vendemos essa e as edições seguintes, que vamos publicar on-line para você que a companham o site da Prismarte.

Na época pensamos em tudo que pudesse dá uma forma de nova fase de desenvolvimento. Então decidimos por a capa em dourado, para contrastar com a cor nono cromática da capa(azul). Convidamos Lailson de Holanda  para fazer apresentação desta nova fase nessa edição nº1 e ele topou. Até porque, edições da década de 80, antes deste recomeço, o entevistamos. Entrevista essa, que marcaria a forma de produção da PADA, onde ele fez colocações que nos fez pensar na forma que produzíamos e sobre o mercado nacional.    

Prismarte#1-90Serviço:
Prismarte #01 – 1991
Capa: Marco Marins
História: Conexão Terra – Autor: Jaidelson Mauríco de Souza
Clique no link a baixo para ler a história
[book id=’2′ /]

Obs: Será aberta um página suspensa após o clique, se tiver anti-popup não abrirá.



Você pode gostar...

Deixe uma resposta