Criador amazonense de historia em quadrinhos para crianças com HIV concorre prêmio



Mário Simões, 58, gosta de fotos desde a época de ‘moleque’. Tanto que criou em seu local de trabalho vários murais com imagens de artistas famosos e de times do futebol amador de Osasco, na Grande São Paulo, por onde jogou e comandou equipes.

manaus-amazonas-amazonia-Criador-amazonense-historia-quadrinho-criancas-HIV-concorre-Premio_Jovem_Amigo_da_Ciencia-Fundacao_Abrinq_ACRIMA20140910_0018_15Pelas paredes, por fora e por dentro, o desenho de personagens em quadrinhos decoram o espaço junto com aparelhos antigos como um rádio da década de 1950 e uma vitrola. Por fim, há uma biblioteca comunitária. Esse é o cenário do Bar Simões, no bairro do Quitaúna, que é comandado por ele desde 1976.

Perto de completar 60 anos, o espaço é batizado com o nome da família. Fundado por Manoel Simões, foi o filho Mário quem implantou o estilo atual. “Começou comigo. Meu pai [Manoel] era mais do bar tipo tradicional, muita mercadoria na prateleira”, relembra.

Os Simões chegaram ao Brasil em 1908 e foram primeiro para o interior de São Paulo. Após a crise de 1929, Manoel decidiu vir para a capital paulista. Depois de juntar recursos, conseguiu montar o bar em 1955 em Osasco. “Na época era uma mina de dinheiro, serviam 350 almoços por dia”, afirma.

O movimento vinha do quartel, praticamente vizinho do estabelecimento. Hoje, o foco são as programações como rodas de samba ao vivo, de 15 em 15 dias, e festas em que a clientela vira DJ no aniversário do espaço, em dezembro.




You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *