QUEM SOMOS

História

A Prismarte surgiu em abril de 1985, como um fanzine reproduzido em “xerox” e no ano depois surgiu o grupo PADA, em função da criação do fanzine. Temos esses 5 primeiros anos como a primeira fase da Prismarte, que vai até o fim de 1990.
Nos anos 90 em 1991, PADA resolveu tornar-se uma revista e produzir a Prismarte em off-set com grande de exemplares impressos(1.000 exemplares por tiragem). E nessa fase imprimimos 5 edições da Prismarte e uma edição Croquis . A Croquis, foi uma publicação que surgiu da necessidade de parte do grupo PADA de seguir uma linha diferenciada da Prismarte. A Croquis já existia como fanzine entre 1989 a 1990 e com essa melhoria da Prismarte ela veio a ser impressa em off-set.

No começo ada década de 90, o grupo PADA foi responsável pela primeira exposição de quadrinhos realizada no Estado de Pernambuco, que aconteceu na Biblioteca Castelo Branco, Parque 13 de Maio – Boa Vista, Recife – PE, e nesse mesmo ano fomos convidados pela Biblioteca da UFPE para levar a mesma expor. Em 1995, depois do lançamento da Prismarte nº05 na Bienal Internacional de Quadrinho do Rio de Janeiro , a publicação encerra sua atividades nesse mesmo ano.

Em fevereiro 2003, a Prismarte volta a ser publica, desta vez com uma proposta mensal , e com uma participação ainda maior de autores de várias regiões do Brasil. E foi isso que aconteceu. Seria a 3ª fase de publicação da Prismarte, pois pela 3ª vez zeramos a publicação em detrimento das mudanças na forma de publicar. Nessa fase, as 10 edições de 2003, foram todas com capas monocromáticas, mas com presença em pontos de vendas em Recife. No ano seguinte, em 2004, começamos a publicar as Prismarte nº 11, com capa colorida, nesse ano de 2004 o FIHQ-PE(Festival de Humor e Quadrinhos de PE) organizado por Lailson de Holanda, já havia se consolidado, e Pernambuco passou a ser um polo de quadrinhos. E a PADA vendo o crescimento deste polo resolvemos criar a premiação Os Melhores da Prismarte(mas tarde passaria a ser Os Melhores da PADA) e até os anos de 2012 tiveram 6 edições deste eventos. Até ano de 2012 a PADA publicou 53 edições da Prismarte, fora edições extra em forma de álbum. Nenhuma editora ou grupo se manteve publicando tantas edições em Pernambuco.

Objetivo

O objetivo da PADA, é o que a história do grupo já mostrou: Promover e fomentar os quadrinhos nacionais e locais(em Pernambuco) e também toda a cultura pop de produção nacional. Então, quadrinhos, animação, publicações, cinema estão na pauta da PADA.

Seja bem vindo e venha fazer parte do projetos dos PADA.