História em quadrinhos aborda direitos dos animais

Divulgue nas mídias sociais


O Direito dos Animais, tema máximo deste trabalho, é um assunto controverso e, às vezes, até evitado. Ele toca em várias questões que permeiam a vida de todo mundo, como alimentação, vestuário, transporte, produtos de beleza, lazer, remédios e por aí vai. Ninguém quer ter seus hábitos mudados. Isso gera resistência.

É justamente para contribuir com o debate, ou ao menos fomentar a discussão, que esta história em quadrinhos foi criada – numa tentativa de burlar a dita resistência. Mas antes de pensar numa trama militante, que levantasse a bandeira de fato dos direitos dos animais, a intenção é narrar uma história, um acontecimento. É como uma HQ da Marvel contada pelo Vigia, “e se… um bando de jovens resolvesse invadir um laboratório e tudo desse errado”?

Ao partir dessa ideia, Matheus Moura desenvolveu o roteiro de O.R.L.A, um grupo de ativistas dos Direitos dos Animais que tem como propósito a abolição animal. Mas não só. A sigla do grupo significa Organização para Reabilitar e Libertar Animais, e o reabilitar, para eles, é entendido de maneira nada comum. Para dar vida ao texto, a arte ficou a cargo de três artistas: Caio Majado (desenha a primeira e terceira parte), Rafael Vasconcellos, o Abel (ficou com a segunda parte e a capa), e Joniel Santos (ilustrou os flashbacks e flashfowards).

capa_livro-ORLA-baixa-468x638Apesar do grupo agir como e se parecer com a A.L.F (da sigla em inglês, Frente de Libertação Animal), tal organização não passa de uma inspiração. O que motiva o pessoal da O.R.L.A. segue por outras vias, dá margem para pontos diversos do problema e eles não estão ligados à ética pregada pela A.L.F. No artigo do jornalista Maurício Kanno, ao final do volume, é possível conhecer um pouco sobre as principais ações do grupo pelo mundo.

Também nos extras, é apresentado ao leitor mais dois artigos. Um sobre quadrinhos que têm como foco os diretos dos animais – principalmente obras de Grant Morrison, Nestablo Ramos e Edgard Guimarães. E o outro, da especialista em Direito Ambiental, Natalie Neuwald, a explicar o que vem a ser a vivissecção, seus principais métodos e porque de não ser necessário seu uso. A vivissecção é a utilização de cobaias em laboratórios.

A intenção em rechear o livro de extras têm dois propósitos. Primeiro, trazer à tona parte do processo criativo de uma história em quadrinhos (isso inclui até mesmo os erros de ortografia no roteiro original), mostrando as várias etapas da produção. Segundo, dar subsídio para o debate a partir de textos que abordam o universo dos direitos dos animais, além de indicar livros e filmes a respeito do assunto. Para descontrair há uma galeria de pin-ups com artistas convidados.

Mesmo com toda a informação disponível no álbum ainda há muito para ser discutido. Parte, quem sabe, pode surgir em novos trabalhos da O.R.L.A.. Por outro lado, fica a cargo do leitor ser tocado ou não pelo exposto. Como dito antes, a intenção não é “converter ninguém”, mas dar base para reflexões. Talvez aí esteja a força deste trabalho notadamente engajado.

O.R.L.A – Liberdade aos animais é uma publicação realizada numa parceria entre as editoras Reverso e Quadrinhópole com incentivo da Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia por meio do PMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura, de 2013/2014.

[posts_carousel title=”NOTÍCIAS RELACIONADAS” category=”HQ NOTÍCIAS” items=”5″]



Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *