Gonçalense ganha prêmio da Academia Brasileira de História em Quadrinhos

Gonçalense ganha prêmio da Academia Brasileira de História em Quadrinhos

Gonçalense ganha prêmio da Academia Brasileira de História em Quadrinhos

Para quem acha que história em quadrinhos é privilégio de norte-americano, é bom ficar atualizado e saber que tem gonçalense premiado na área. Com votação finalizada em janeiro, o 2º Prêmio ABRAHQ, realizado pela Academia Brasileira de História em Quadrinhos, rendeu o título de melhor roteiro de 2016 ao quadrinista Eberton Ferreira, de 38 anos, morador do Porto da Pedra, em São Gonçalo.

Roteirista e também ilustrador, Eberton participou da premiação com a revista “A Bruxa da Floresta”, segunda edição da série “Causos”, de selo independente.

“Essa minha série de HQ traz releituras sobre as origens do nosso folclore, e a cada edição trago o surgimento de uma de nossas lendas. Esse é o primeiro material no mundo a fornecer uma origem para a Cuca, mais conhecida pelos contos do Monteiro Lobato, no Sítio de Pica-Pau Amarelo. Acredito que o fato de ser inédito e embasado em pesquisas pesou para a conquista do prêmio”, contou  Eberton.

O concurso foi realizado por meio de votação popular online no site da ABRAHQ, e a premiação aconteceu no auditório de cinema da Universidade Estácio de Sá, no Rio Comprido, Rio de Janeiro. Foram cerca de 10 mil votos distribuídos em cinco categorias: melhor divulgador, lançamento, melhor gibiteria, melhor roteiro e melhor desenhista novo talento.

Além de ser o vencedor da categoria de melhor roteiro, Eberton também representou o quadrinista Marcos Gratão, que não pode estar presente e levou o segundo lugar da categoria “Melhor Lançamento”, com o HQ “Os sete”.

Regido pela presidente da ABRAHQ, Agata Desmond, o evento contou ainda com show da cantora Karina Duque Estrada, ex-participante do “The Voice Brasil”, apresentação de balé com dançarinos do Conservatório Brasileiro de Dança, além de apresentação de documentários sobre quadrinhos, como o lançado pelo estudante de Cinema, Hugo Montaldi.

“Só tenho a agradecer a Deus, meus familiares, amigos e parceiros que continuam me incentivando a prosseguir”, destacou Eberton Ferreira.

Para conferir novidades sobre a ABRAHQ e o nome dos outros premiados, o site da academia é www.academiabrasileiradehqs.blogspot.com.br.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *