A literatura em vários quadros

Divulgue nas mídias sociais



Buscando dar continuidade aos estudos de literatura e suas interfaces o Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira do SESC Santa Rita vai realizar de 14 a 16 de agosto na cidade do Recife, a sua VI Mostra de Literatura Contemporânea com o tema: A Literatura em Vários Quadros, onde pretende aprofundar a interface entre literatura e quadrinhos a partir de palestras e rodas de conversas realizadas por escritores, quadrinistas, leitores, críticos de arte, contando também com a participação do público em geral. Na ocasião serão discutidas as adaptações de obras literárias para quadrinhos, a importância da 9ª Arte na formação dos leitores, a escrita das graphic novels ou romances gráficos contemporâneos e a participação das mulheres na construção dessa linguagem.

Para contribuir com o tema o Laboratório convidou para participar da Mostra alguns do mais respeitados quadrinistas do Brasil, a exemplo do gaúcho Rodrigo Rosa, que acaba de adaptar para quadrinhos a obra Grandes Sertões Veredas, de Guimarães Rosa, e o pernambucano Lailson de Holanda que adaptou, dentre outros, o poema Os Lusíadas, de Camões. Da mesma forma confirmaram participação os quadrinistas Gustavo Duarte, Shiko, Christiano Mascaro e Rafael Coutinho, que tem grande experiência na realização de narrativas gráficas, e das quadrinistas Adriana Melo, que já trabalhou para as editoras norte-americanas Marvel e DC Comics, e Ana Recalde, ambas reconhecidas como grandes artistas contemporâneas. A Mostra contará com a participação e provocação dos escritores: Marcelino Freire, Thiago Corrêa, Valdir Oliveira e Xico Sá, que além de serem reconhecidos e premiados enquanto escritores têm leitura e aprofundamento no tema; também participarão os jornalistas e críticos de quadrinhos: André Dib e Danielle Romani. Ainda darão sua contribuição o jornalista, especialista e editor de quadrinhos Sidney Gusman e o leitor e dono de comic shop Cidclay Laurentino.

Para fechar a Mostra teremos o lançamento de uma HQ, com a adaptação de 11 poemas de Ascenso Ferreira, por quadrinistas pernambucanos, que participarão da residência de estudos da obra do poeta, com coordenação do artista gráfico João Lin e do curador Sennor Ramos.

PROGRAMAÇÃO
A VI Mostra Sesc de Literatura Contemporânea acontecerá entre os dias 14 e 16 de agosto, no Sesc Santa Rita e no Teatro Hermilo Borba Filho. O tema deste será “A literatura em vários quadros”. Entrada gratuita.

Confira a programação:

DIA 14 (sexta-feira) 19h – Literatura e Quadrinhos – André Dib conversa com Sidney Gusman 20h – Adaptações de obras literárias para HQs – Uma Conversa com Lailson de Holanda e Rodrigo Rosa. Escritor Provocador: Thiago Corrêa.
Local: Sesc Santa Rita

DIA 15 (sábado) 17h – Mulheres nos quadrinhos – Uma conversa com Adriana Melo e Ana Recalde. Escritora Provocadora: Danielle Romani. 18h30 – As histórias em quadrinhos na formação dos leitores: o olhar do escritor, do quadrinista e do leitor – Uma conversa com Xico Sá, Gustavo Duarte e Cidclay Laurentino. Escritor Provocador: Valdir Oliveira.
Local: Teatro Hermilo Borba Filho

DIA 16 (domingo) 17h – O romance gráfico contemporâneo – Uma conversa com Christiano Mascaro, Rafael Coutinho e Shiko. Escritor provocador: Inácio França. 18h30 – Apresentação e lançamento da residência Quadrinhos para Ascenso com coordenação de João Lin.
Local: Teatro Hermilo Borba Filho

Maiores informações: (81) 3224-7577 / 3224-7986 / 3224-7986 Ramal 214.
Sesc Santa Rita – Rua Cais de Santa Rita,156 – Bairro de São José
Teatro Hermilo Borba Filho – Rua do Apolo, 121 – Recife Antigo

[posts_carousel title=”NOTÍCIAS RELACIONADAS” category=”HQ NOTÍCIAS” items=”5″]


Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *